Aumente sua segurança com autenticação em 2 etapas no Google

Se desejar aumentar o nível de segurança de sua conta Google, ative a verificação em 2 etapas. Similar aos tokens de banco, a verificação em 2 etapas autentica o dispositivo que você está com uma segunda senha, gerada através de aplicativo em seu celular ou enviada por sms para seu telefone móvel. Para dispositivos de uso regular, como o computador de sua casa, a verificação não precisa ser feita em todo acesso, pode ser definida para ser feita 1 vez por mês.

Configuração básica

  1. Clique em seu nome ou em seu avatar na barra superior do Google e depois clique em Configurações da conta.
  2. Nas opções de Segurança, clique em Editar na linha de “Verificação em duas etapas“.
  3. Uma tela de apresentação será exibida. Clique  no botão Iniciar configuração.
  4. Verifique seu país e insira seu número de telefone celular com prefixo da cidade. Escolha como deseja receber o código, por Sms ou chamadas de voz. Recomendo a primeira!-)
  5. Se o número digitado for válido, um ícone de checado em verde será exibido. Clique no botão Enviar código.
  6. Após receber o código em seu celular ( pode demorar um pouco), insira o número recebido na caixa de texto do ítem 2  e clique em Verificar.
  7. Se o código estiver correto, uma mensagem será exibida com ícone de checado em verde. Clique em Próxima.
  8. Se estiver acessando de um computador em que costuma utilizar com frequência e não seja de uso público, selecione a opção lembrar este computador por 30 dias. Isso evita que necessite verificar a senha do token a cada acesso. Use em seu computador residencial ou profissional caso seja o único utilizador.
  9. Clique em Ativar verificação em duas etapas para continuar.
  10. A configuração foi concluída e você será redirecionado para a página de configuração em 2 etapas. Se alguma mensagem aparecer sobre outros dispositivos, é possível ignorar e prosseguir.

Senha específica de outros Aplicativos

Alguns aplicativos que acessam sua Conta do Google como Gmail para celular, Picasa ou AdWords Editor não podem solicitar códigos de verificação. Para usar estes aplicativos, será necessário inserir uma senha específica do aplicativo no campo da senha, em vez da senha da sua conta. Se tiver alguns desses serviços prossiga da seguinte maneira.

  1. Na tela de configuração da verificação em 2 etapas, clique em Gerenciar senhas específicas dos aplicativos
  2. Digite o nome do aplicativo que deseja criar uma senha específica. Ex: Celular, Adwords.
  3. Uma senha será gerada e você precisará inserir no aplicativo escolhido para utilizar. Essa senha sera solicitada somente 1 vez.

Autenticador para Celular

Para facilitar a geração de senhas de dupla autenticação, utilize o autenticador de códigos em seu dispositivo móvel, mais conhecido como Token.

  1. Na página de configurações da verificação em 2 etapas clique no link que corresponde ao seu tipo de celular, na linha Aplicativo para celular.
  2. Instale o Aplicativo em seu celular através do Android Market (procure por Google Autenticator) ou pelo link exibido.
  3. Ao abrir o aplicativo Google Autenticator o mesmo solicitará uma confirmação. Use a câmera de seu celular para visualizar a senha gerada em imagem ( é só mirar no código de barras gerado).
  4. Se tiver quaisquer dificuldades com o código de barras ou com o telefone ( sua câmera pode estar com defeito), clique no link não é possível ler o código de barras?. Será exibido um código e você deve inseri-lo manualmente no Google Autenticator.
  5. Após feito o procedimento, toda vez que precisar de um código seja por que está em um dispositivo desconhecido, seja para revalidar dispositivos cadastrados, basta entrar no Google Autenticator e uma nova senha será exibida a cada 45 segundos.
2 respostas
  1. Lucio
    Lucio says:

    Por favor, vc consegue aplicar essas regras em outros aplicativos com usuarios do google, como por exemplo, o twitter ?

  2. John Martin
    John Martin says:

    Infelizmente essa é uma solução do Google que não serve para outras empresas. Porém é bom lembrar que o Google possuí um grande leque de produtos, todos utilizam o mesmo sistema de segurança unificado. Estamos falando de Gmail, Google Docs, Youtube, Google Drive, Orkut, Google Plus dentre outros.
    Uma alternativa é ler seus tweets através do Google Reader!-)

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *