Como criar nome de domínio para seu web site

Como o nome de domínio é de alta relevância para o Google e outros mecanismos de busca, invista seu tempo para avaliar o melhor nome antes de criar seu web site!

Palavras Chave no domínio

A maioria dos usuários cria o domínio do site como correspondente direto do nome da empresa ou simplesmente por que gosta do nome. Não recomendo esse tipo de abordagem devido principalmente a dois fatores:

  • Seu público alvo utiliza termos de busca genéricos com base em necessidades e dificilmente pesquisa pelo nome da empresa. Na maioria dos casos, o público alvo não sabe de sua existência!
  • O Google retorna ao usuário os sites mais relevantes de acordo com a pesquisa solicitada e um dos principais fatores para relevância de seu site é o nome do domínio.

Um teste muito simples consegue lhe exibir o nível de importância das palavras chave no domínio. Imagine que desejamos encontrar uma clínica especializada para cirurgia plástica. Provavelmente vamos digitar plástica no campo de pesquisa do Google.

Em quase todos tipos de pesquisa o termo pesquisado ou relacionado aparece nos primeiros resultados de busca do Google. Atente que os dois primeiros resultados da pesquisa orgânica tem a palavra plástica em seus domínios. O terceiro resultado que não possuí a palavra plástica, apresenta as palavras Cirurgia e Estética, que são termos de pesquisa correlacionados, os quais vamos falar um pouco mais a seguir.

Avaliação Quantitativa

Mas como criar um nome de sucesso na web? Em primeiro lugar é necessário esquecer preferências pessoais e efetuar uma avaliação quantitativa de seu mercado web, que são as quantidades mensais de pesquisa por termos de busca relacionados ao seu negócio. Através da ferramenta de palavra chave do Google Adwords é possível inserir diversas palavras chave e verificar a quantidade de pesquisas mensais para cada uma delas.

Aconselho e adicionar todos termos que seu público alvo possa utilizar, normalmente expresso pelos produtos e serviços que vende ou tipo de informações que divulgue. Verifique a lista de idéias de palavras chave e depois ordene a coluna de pesquisas locais para visualizar em seu país quais as palavras chaves mais pesquisadas.

Avaliação Qualitativa

Verifique a percepção do Google para pesquisas de cada um dos termos utilizando o Google Insights. Mesmo que um termo de pesquisa possuir uma quantidade gigantesca de pesquisas mensais, elas precisam ser referente ao assunto que você deseja. Por exemplo, se possuir uma loja que venda compactadores, ou seja, máquinas para compactar, atente que a palavra compactadores nas pesquisas do Google é diretamente ligada a compactadores de arquivos, assunto totalmente diferente do que deseja.

Recomendação

Como atualmente os domínios mais básicos compostos somente por 1 termo já estão quase todos registrados, podemos citar algumas sugestões para lhe ajudar a criar um domínio de sucesso, respeitando resultados de um estudo quantitativo e qualitativo já realizados.

  • Utilizar pelo menos 1 palavra chave de alta relevância para seu domínio que vá de encontro com as pesquisas de seu público alvo.
  • O Nome deve ter boa fonética para evitar erros dos usuários na hora da digitação.
  • Frases curtas podem ser uma boa solução.
  • Tente criar o menor domínio possível com as premissas anteriores.
  • Verifique a disponibilidade de registrar o domínio e o nome quanto a marca.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *