Como recuperar rascunho no Gmail

Outro dia escrevi um e-mail mas queria revisar antes de enviar e pensei em salva-lo como rascunho e revisar no dia seguinte. No entanto o pior aconteceu: cliquei sem querer no botão Descartar e quase tive uma parada cardíaca…. Felizmente existe a opção de recuperar rascunhos no Gmail. Aprenda a usar essa excelente funcionalidade antes que seja tarde demais!

Recupere seu rascunho passo a passo

Normalmente o seu rascunho vai ser descartado sem querer mas para fazermos o nosso passo a passo vamos descarta-lo propositalmente.  Ao clicar no botão descartar em um rascunho no Gmail a mensagem será descartada, sem ao menos ir para a lixeira.

Exibe botão de Descartar Rascunho em destaque no Gmail

Logo depois da mensagem desaparecer da tela será exibido na parte superior do Gmail um aviso com descrição Desfazer ação de descartar, e se você deseja recuperar o seu rascunho, clique rapidamente antes que a mensagem suma. 

Exibe opção de recuperar rascunho descartado no Gmail

Atente que será possível recuperar o rascunho no Gmail após descartar desde que você não tenha feito outra ação, ou seja, logo após o descarte da mensagem. Então fique atento e se descartar uma mensagem sem querer não perca o aviso de Desfazer Ação de descartar.

12 respostas
  1. Fernando Baiardi
    Fernando Baiardi says:

    Após descartar meus rascunhos erroneamente fiz outras ações na tentativa de recupera-los, meu trabalho era longo e levei horas para elabora-lo, existe uma maneira de recupera-lo?

  2. Seo Martin
    Seo Martin says:

    OI Fernando, infelizmente o único momento de desfazer é logo depois. Minha sugestão é ver se não mandou para alguém e aí vc pode ver a caixa de saída. Eu normalmente mando para mim mesmo assim os e-mails mais importantes não corro o risco de perder sem querer 🙂

  3. Fernando Baiardi
    Fernando Baiardi says:

    Obrigado pela pronta resposta, infelizmente ainda não havia mandado para ninguém mas de agora em diante o farei rsrs. Mesmo entrando fora do gmail na maquina para ver tudo o que foi digitado hoje por exemplo não existe uma remota possibilidade?

  4. Fernando Baiardi
    Fernando Baiardi says:

    Realmente não tenho este programa, vou ter que sentar a tarde e tentar lembrar de tudo que foi elaborado. Muito obrigado

  5. Victor Antonello
    Victor Antonello says:

    exclui um rascunho importante sem querer, como faço pra recuperá-lo?
    Obrigado

  6. LUIZA SILVA OLIVEIRA
    LUIZA SILVA OLIVEIRA says:

    Eu não exclui, nem descartei o rascunho, simplesmente na hora de publicar no face, havia também copiado um texto de um autor, e na hora de publicar o meu texto, só ficou o texto do autor, conclusão, meu texto elaborado durante horas sumiu, não sei como recuperar, obrigada, aguardo retorno.

  7. fernando m de jesus
    fernando m de jesus says:

    Olá, eu nem descartei o meu e-mail, simplesmente desliguei o computador e automaticamente ficou no rascunho, hoje quando fui ver, a página do rascunho quand abre abre em branco, mas quando aparece na lista de rascunho aparece com o iníio do texto. Alguém pode me ajudar por favor! Obrigado

  8. John Martin
    John Martin says:

    Putz, o rascunho salva de forma regular mas deve ter pego somente a versão inicial, as vezes até por uma intermitência da rede… já aconteceu comigo e não consegui recuperar 🙁

  9. Claudio
    Claudio says:

    Gostaria de compartilhar algo curioso, ,além de não conseguir usar este recurso para descartar e recuperar o rascunho. Fiz um teste rápido e o rascunho se foi de vez. Ainda bem que era só um teste.
    Mas veja, há cerca de uns dois anos, eu precisei de um bate-papo (Hangouts) que foi apagado. Se passou mais de uma semana. Recorri ao Gmail (equipe Google), preenchi um formulário e, BINGO, o texto reapareceu.
    Como vi que funcionou, eu tentei novamente pra ver se recuperava outras informações, mas nunca mais funcionou.
    Vejam, estou falando de mensagens removidas da lixeira, quando realmente se quer apagar definitivamente alguma coisa. Ou seja, se quiserem, recuperam em backup.
    Eles não recuperam instantaneamente e perguntam o que queremos recuperar (data, período).
    Seria uma boa se nos dessem esta opção.
    Valeu !

  10. John Martin
    John Martin says:

    Oi Claudio, eh verdade, tenho visto várias recuperações com abertura de chamados no google mas pelo que vi somente para contas google apps ou que tenham plano pago de armazenamento.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *