Como restaurar contatos no Gmail

Assim como você pode recuperar mensagens enviadas para a lixeira seus contatos também podem ser recuperados assim como as modificações feitas.

O recurso funciona como uma máquina do tempo e lhe permite reverter sua lista de contatos para uma data específica desde que não ultrapasse o limite de 30 dias, ou seja, o Gmail mantém um histórico de 30 dias de alterações de sua lista de contatos.

Você poderá reverter para uma data anterior e continuar o uso a partir de lá ou simplesmente pegar algumas informações que precise e voltar para uma versão mais recente e reinserir os dados perdidos.

  1. No gerenciador de contatos do Gmail clique em Mais Ações e depois em Restaurar Contatos.
  2. Selecione quanto tempo atrás deseja retroceder. Você poderá escolher entre opções padrões ou personalizar. Confirme clicando em Restaurar.
  3. Após efetuado o procedimento um aviso na parte superior do gerenciador de contatos do Gmail ficará visível com as informações de restauração. Você ainda poderá desfazer a operação por um breve período de tempo, útil para erros ou para verificar informações rapidamente na lista de contatos do mail.
    • NOTA IMPORTANTE: anote o horário exato dessa modificação, poderá ser útil no futuro.

Paradoxo de “De volta para o Futuro”

  • Porém quando você reverte para uma versão em uma data específica no tempo você recupera contatos apagados ou editados mas também tem o outro lado.
  • Se  nesse período adicionou ou fez alguma modificação que queira manter você não a terá nessa versão.
  • Se for esse o caso precisamos pegar o necessário, anotando ou usando processo de exportação, e reverter para a versão de volta para o horário antes da restauração.
  • Para finalizar inserimos os dados manualmente ou por importação.
  • Por isso é tão importante anotarmos o horário do processo no ítem anterior e precisaremos fazer a conta da diferença do tempo.
  • Acredito que ficaria mais fácil com a definição temporal de tempo ao invés de inserirmos quanto tempo queremos voltar, mas para tentar ser mais claro, funciona da forma abaixo para você pegar os dados e voltar ao status “atual”.
1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *