Comparativo entre anúncios do Google vs. Facebook

O comparativo entre as opções de publicidade do Google e do Facebook feito pela WordStream exibe algumas métricas interessantes para definir aonde anunciar caso precise de publicidade. O comparativo gráfico também nos dá pistas de qual melhor opção para investimento caso você seja um investidor. Tomei a liberdade de sintetizar e adicionar alguns pontos de vista pessoais. Veja o comparativo completo e tenha suas próprias opiniões!

Alcance

O Facebook conta com mais de 1 trilhão de visualizações de páginas por mês contra 180 bilhões do Google, porém o alcance do Facebook chega em torno de 51% dos usuários de internet do mundo  enquanto o alcance do Google atua em incríveis 90% com sua rede de display que engloba anúncios na pesquisa do Google, no Youtube, Blogger, Gmail e sites parceiros dentre outros.

Receita e Crescimento

Facebook faturou em torno de 1 bilhão no primeiro quarto do ano enquanto o Google alcançou aproximadamente 3 bilhões. Um dado significativo é o crescimento das receitas e lucros da operação. Enquanto o Google com uma operação estabilizada aumentou seu faturamento em 1% e seu lucro em 0,7% em relação ao último quadrimestre, o Facebook apresentou queda de 6,5% na receita e trágicos 32% no lucro. Será que os anunciantes no Facebook não estão satisfeitos com os resultados? Informações importantes para você investidor!

Performance dos anúncios

Uma das melhores métricas para medir a performance dos anúncios é a média das conversões de cliques nos anúncios (CTR). Mesmo desconsiderando que o Facebook teve uma queda substancial de sua performance nesse quesito nos últimos anos, a rede de display do Google possuí média das conversões de cliques nos anúncios 10 (dez) vezes maiores que as do Facebook e em alguns segmentos é 36 ( trinta e seis) vezes maior. Informações importantes para você anunciante!

Acredito que o princípio do uso seja fundamental nessa métrica, aliás quando entramos no Facebook queremos ver nossos amigos mas dificilmente ao pesquisar por calçados de corrida no Google o usuário não será instigado a saber mais sobre uma queima de estoque de calçados de corrida!

Público alvo

O Facebook tem como grande trunfo oferecer anúncios com dependendo do perfil do usuário, mas ainda não sabemos o nível de precisão, haja visto que eu não adiciono minhas preferências sexuais no perfil do Facebook por exemplo.

Além de oferecer anúncios baseados nas palavras chave de pesquisas, o Google consegue exibir anúncios baseados em interesses registrados em seu histórico, como de pesquisas realizadas, visualizações de vídeos no Youtube e nas páginas navegadas ( não esqueça que o navegador mais utilizado no mundo é do Google).

Nesse caso o Google traça o perfil do usuário baseado em informações reais e concretas, e acredito que os anúncios exibidos tenham maior probabilidade de exibir assuntos pertinentes. Ontem mesmo liguei e fechei dedetização com um anúncio que ví no Gmail! Será que minha pesquisa horas antes no Google influenciou  essa exibição?

Formatos

Facebook possuí os anúncios de textos tradicionais com ícone e histórias patrocinadas enquanto o Google oferece anúncios em texto, em imagem, em video e em dispositivos móveis como celulares e tablets; esses dois últimos em momento de grande expansão.

O Gráfico

O gráfico abaixo conta com todas informações geradas pela World Stream e informa as fontes utilizadas e metodologia.

Gráfico comparativo entre anúncios do Google Vs Facebook confeccionado pela WordStream

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *