Como configurar a pesquisa interna de seu site no Analytics

Se você não configurou a pesquisa interna de seu site no Analytics, não perca tempo e configure já com esse tutorial passo a passo. Habilitar a pesquisa interna no Analytics é uma das melhores formas de captar informações que podem lhe ajudar a entender melhor seu público e o que desejam, além de exibir de forma muito simples e objetiva novas oportunidades!

Passo a Passo para configurar

Após entrar no Google Analytics é importante selecionar a conta e perfil em que deseja configurar a funcionalidade, caso tenha mais do que uma conta. Recomendo ativar essa funcionalidade em todas as contas, é uma das melhores formas de entender seu público!

selecionar conta Analytics

Após entrar na visualização de seu perfil na conta desejada, clique em Administrador no canto superior direito. Caso não tenha acesso a condição de administrador solicite para o responsável.

entrar nas configurações de administrador do Analytics

Entre nas Configurações do Perfil, que normalmente ficam na lateral direita.

entrar nas configurações do perfil do Analytics

Procure a seção de Configuração da pesquisa interna na página. Selecione a opção Acompanhar pesquisa interna e depois entre com o parâmetro de consulta de sua plataforma.

Se não souber o parâmetro faça algumas pesquisas no seu site e identifique quais termos são sempre exibidos nas pesquisas. No wordpress por exemplo toda pesquisa gera um url com o nome do domínio seguido de ?s=; Exemplo: http://www.seomartin.com/?s=seo

Atenção: Erro comum é inserir todo argumento ( ?s=) enquanto o correto é inserir somente o parâmetro ( s), veja abaixo na imagem.

parametro de pesquisa interna no Analytics

Resultados

Após configurar é necessário esperar um pouco para as pesquisas serem feitas pelos usuários e surgirem nos relatórios, você pode fazer uma pesquisa teste e verificar no dia seguinte se aparece no relatório.

Para visualizar as informações entre nos relatórios do seu Analytics>> Conteúdo >> Pesquisa Interna >> Termos de pesquisa. Os termos serão exibidos com as quantidades pesquisadas.

Tente identificar principalmente os termos de pesquisa que são exibidos com no-results antes no relatório. Isso significa que a pesquisa foi realizada mas não consegui encontrar resultados e também não exibiu opções para o usuário!

termos de pesquisa da consulta interna do Analytics

Sempre monitoro os termos, mas nem sempre é possível corresponder, alguns usuários pesquisam assuntos que normalmente o autor nem imagina o que seja…  até hoje estou curioso  Por que as Mensagens do sapo não mostram imagens? (na imagem do relatório acima). Se alguém tiver pistas por favor me ajudem, rs  🙂

2 respostas
  1. walton
    walton says:

    Meu site tem a seguinte url para pesquisa guiapicos.com/pesquisa/palavra-chave, porém não consigo configura-lo para na pesquisa interna do google analytics. por que isso acontece?

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *