Oceano Azul

O termo oceano azul é uma abreviação para o conhecido livro A Estratégia do Oceano Azul que ensina como investir em mercados inexplorados.

Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, representantes do The Blue Ocean Strategy Institute, localizado na INSEAD, uma das maiores escolas de business da Europa, o livro sugere matrizes que podem ser aplicadas em modelos de negócio e analisa casos de grande sucesso em todo mundo, como o do Cirque Du Soleil, que recriou o conceito de circo e Starbucks, com sua incomparável capacidade de fidelizar clientes.

O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

Funfar

Funfar, fun.far, é uma expressão informal com significado de sucesso ou que algo funcionou corretamente, dar certo, alcançar com êxito. Muito utilizada na internet e possui diversos significados, tais como funcionar, rolar, acontecer, dar certo.

Alguns acreditam que funfar um neologismo originado da palavra em inglês Fun, que dentre vários significados tem como diversão o mais conciso deles… algo que funfa é divertido, (algo só será divertido se funcionar). Se algo não funfa quando não se conclui o objetivo de se divertir,

Exemplos:

  • Essa lâmpada aqui já não funfa mais = Essa lâmpada aqui já não funciona mais.
  • O script não está funfando = o script não está funcionando
  • Funfou! = Funcionou!

Domínio

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na internet. O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

Cada computador ligado à Internet necessita de um endereço para ser localizado pela linguagem da rede chamada de IP ou Internet Protocol. Os endereços IP são compostos por uma sequência de números, como por exemplo: 185.713.706.14.

A divulgação de domínios na internet fica a cargo das entidades registradoras que, se utilizam do protocolo hierárquico DNS para publicar as informações.

Para registrar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou pessoa física (CPF) que possua um contato em território nacional.

Diversas empresas podem registrar seu domínio na internet mas no Brasil a entidade oficial é o registro.br, abaixo segue uma ótima explicação dessa entidade sobre o assunto.

Você também pode registrar seu domínio no registro.br, segue abaixo vídeo explicativo de como proceder.

SaaS

O SaaS do inglês Software as a service  pode ser traduzido para o português  como Software como serviço, em outras palavras, é uma forma de distribuição e comercialização de softwares e aplicativos baseada na oferta do serviço ao invés da venda do produto.

Nesse modelo o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço oferecido.

De maneira geral vemos muitas plataformas web que utilizam esse tipo de serviço, no entanto não é uma premissa e o mesmo pode ser oferecido como uma instalação local.

Gmail, Google Docs, SalesForce dentre tantos outros são exemplos interessantes de Saas, nos quais você utiliza o serviço, pagando por uma taxa mensal e o aplicativo é atualizado regularmente.

Sendo assim, essa modalidade é interessante para empresas de todos os portes, desde que a conexão de internet tenha banda o suficiente para lidar com acessos múltiplos aos aplicativos web.

Lauro de Lauro explica detalhadamente o SaaS nesse e-talk da Endeavor Brasil, vale a pena assistir:

Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma técnica de marketing digital onde uma organização se promove através da criação de conteúdo que relevante que atraí usuários para seus canais digitais.

O principal foco do inbound marketing é a substituição do tradicional marketing de interrupção pelo marketing de busca e social, com a criação de conteúdo altamente relevante que tenha grandes quantidades de pesquisas nas ferramentas de pesquisa e potencial de viralização nas redes sociais.

Muito embora parecidos, marketing de conteúdo e inbound marketing não são a mesma coisa, e recomendo assistir o vídeo do Rafa sobre essas diferenças:

Https

O HTTPS ( Hyper Text Transfer Protocol Secure) nada mais é do que o HTTP Hyper Text Transfer Protocol) sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS e que foi abreviada somente para S resultando em HTTPS.

Quando o https é usado, os dados são transferidos por meio de uma conexão criptografada onde é possível idnetificar a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. Uma das principais diferenças técnicas é que no http a porta usada é a 80 enquanto que por norma o protocolo https utiliza porta 443. 

De maneira geral utilizamos o https quando desejamos maior segurança na transmissão das informações, principalmente quando a preocupação é a visualização dos dados por terceiros que não o cliente e o servidor original. O exemplo mais claro é o e-commerce, ao fazer uma transação o usuário envia os dados pessoais e de pagamento como o número do cartão de crédito, para o servidor; e se essas informações não estiverem protegidas podem cair nas mãos erradas e serem usadas para fraudes dentre outroas situações.

É possível para o usuário identificar o uso de https pela url e o tipo de certificado através da exibição no navegador. Atente que atualmente o certificado standard e o extended não influenciam como fator de posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

Tipos de Certificados SSL

Importante salientar que o uso do HTTPS demonstra maior segurança e por isso é adotado como fator de posicionamento para os mecanismos de pesquisa, sem diferença entre o tipo do certificado ( standard ou extended). No entanto certificados com erros influenciam negativamente seus esforços de SEO e podem reduzir drasticamente a visibilidade com mensagens de aviso quando o usuário tentar acessar seu site através de um desses buscadores.

Para verificar a identidade do servidor é necessário abrir esse certificado com um duplo clique no cadeado para exibição do certificado.

informações sobre o certificado https

Dmoz

Directory Mozilla, ou a abreviação Dmoz,  também conhecido como O Open Directory Projet (ODP) (em português: Projeto de Diretório Aberto); é um projeto que conta com a colaboração de voluntários que editam, analisam e categorizam páginas e sites da internet.

Qualquer pessoa pode sugerir páginas que podem ser aprovadas ou não pelo editor equivalente da categoria de envio. Qualquer pessoa pode também se candidatar a editor do Dmoz, preenchendo um formulário com as informações pessoais e que deverá ser aprovado por um editor meta.

tela do Dmoz

Sitelinks

Os links exibidos abaixo de alguns resultados da pesquisa do Google, chamados de sitelinks, têm como finalidade ajudar os usuários a navegar em seu site. Nossos sistemas analisam a estrutura de links de seu site a fim de localizar atalhos para poupar o tempo do usuário e possibilitar a localização rápida da informação que está procurando.

  1. O principal resultado de pesquisa
  2. Site Links

sitelinks-resultado-pesquisa-seo-martin-04062015

O Google e outros mecanismos de pesquisam exibem os site links nos resultados somente quando acreditam que eles podem ser úteis para o usuário, e normalmente quando a estrutura do site é satisfatória. Se a estrutura de seu site não permitir que os algoritmos dos mecanismos localizem bons site links, os mesmos não serão exibidos.

Os sitelinks são automatizados, no entanto, existem práticas recomendadas que podem ser seguidas para melhorar a qualidade dos seus site links. Por exemplo, para os links internos do seu site, use textos âncora e textos com atributo alt informativos, compactos e sem repetições.

Muito embora não seja possível atualmente escolher os site links, é possível remover resultados dos sites links através da ferramenta de rebaixamento do Google Webmaster Tools.

Sitemap Xml

Sitemap Xml é um arquivo em formato xml e normalmente em hierarquia em que é possível listar as páginas de seu site para informar ao Google e os outros mecanismos de pesquisa sobre a organização do conteúdo do site. Os buscadores leem esses arquivos para rastrear os sites de forma mais inteligente. As diretrizes para a criação de um Sitemap.xml são fornecidas pelo protocolo do Sitemaps.org

Um Sitemap é uma ferramenta útil que pode melhorar o rastreamento do site, especialmente quando ele atende a um dos seguintes critérios:

  • O site é bastante grande. Como resultado, é mais provável que os rastreadores da Web do Google ignorem o rastreamento de algumas páginas novas ou atualizadas recentemente.
  • Seu site tem um grande arquivo de páginas de conteúdo que estão isoladas ou não estão bem vinculadas entre si. Se as páginas do site não fazem referência umas às outras naturalmente, é possível listá-las em um Sitemap para garantir que o Google não ignore algumas das páginas.
  • Seu site é novo e tem poucos links externos. O Googlebot e outros rastreadores percorrem a Web seguindo os links de uma página para outra. Como resultado, se nenhum site estiver vinculado a suas páginas, o Google pode não detectá-las.
  • Seu site usa conteúdo rich media, é exibido no Google Notícias ou usa anotações compatíveis com outros Sitemaps.O Google pode extrair informações adicionais dos Sitemaps para a pesquisa, quando necessário.

Além disso, o Sitemap pode fornecer metadados valiosos associados às páginas que você lista nesse Sitemap: metadados são informações sobre uma página da Web, por exemplo, quando a página foi atualizada, quantas vezes a página é alterada e a importância da página em relação a outros URLs no site. Abaixo um exemplo de um Sitemap.xml:

exemplo-sitemap-xml-google-04062015

Google Bomb

Google Bomb é um fenômeno caracterizado por tentativas de manipular a classificação de uma determinada página ou site nos resultados retornados pelo Google, normalmente com intenções humorísticas ou políticas.

De maneira geral é uma forma de posicionar em primeiro lugar uma página para algum termo específico através do uso de esquema de links e textos âncoras. Alguns exemplos conhecidos de Google Bombing são:

  • Em 1999 descobriram que o resultado da busca para o termo more evil than Satan (mais demoníaco do que o próprio Satanás) retornava como resposta a página inicial da Microsoft.
  • Em 2005 as pesquisas para miserable failure (falha miserável) levava ao site oficial de George W. Bush em primeiro lugar no Google, Yahoo! e MSN

Devido ao sistema utilizado pelo Google para criar o algoritmo de PageRank, uma página terá uma classificação melhor à medida que o website que dá acesso a tal página use melhores termos de referência. Uma bomba é criada caso haja um grande número de sites apontando para estes locais com referências exatas e aproximadas. O termo “Google Bomb” foi adicionado em maio de 2005 ao New Oxford American Dictionary.

Exemplo de Google Bomb

exemplo-google-bomb-george-w-bush-2005

Web Crawler

Web Crawler, em português rastreador web, é um programa de computador que navega pela World Wide Web de uma forma metódica e automatizada. Outros termos para Web Crawlers são indexadores automáticos, bots, web spiders, Web robot, ou Web scutter.

O processo que um Web crawler executa é chamado de Web crawling ou spidering. Muitos sites, em particular os motores de busca, usam crawlers para manter uma base de dados atualizada. Os Web crawlers são principalmente utilizados para criar uma cópia de todas as páginas visitadas para um pós-processamento por um motor de busca que irá indexar as páginas baixadas para prover buscas mais rápidas.

Crawlers também podem ser usados para tarefas de manutenção automatizadas em um Web site, como checar os links ou validar o código HTML.1 Os crawlers também podem ser usados para obter tipos específicos de informações das páginas da Web, como minerar endereços de e-mail (mais comumente para spam).

Um Web crawler é um tipo de robô de Internet ou agente de software. Em geral, ele começa com uma lista de URLs para visitar (também chamado de seeds). Na medida que o crawler visita essas URLs, ele identifica todos os links na página e os adiciona na lista de URLs para visitar. Tais URLs são visitadas recursivamente de acordo com um conjunto de regras.

Exemplos de Web Crawlers

  • Googlebot é o nome do crawler do Google.
  • Yahoo! Slurp é o nome do crawler do Yahoo!.
  • Msnbot é o nome do crawler do Bing – Microsoft.
  • Methabot é um crawler com suporte a scripting escrito em C.
  • arachnode.net é um Web crawler open-source usando a plataforma .NET e escrito em C#
  • Goutte3 é um Web Scraper para criar um crawler desenvolvido em PHP por Fabien Potencier usando o Symfony.
  • DuckDuckBot é o web crawler do DuckDuckGo.

Sergey Brin explica o que é um Web Crawler e por que precisamos deles

CPC – Custo por Clique

CPC sigla em inglês que em português significa lances de custo por clique , é comumente usado no adwords em outras plataformas de anúncios em mecanismos de pesquisa.

Você paga a cada clique em seus anúncios. Para campanhas de lances de CPC, você define um lance máximo de custo por clique (ou simplesmente “CPC máx.”) que é o maior valor que você deseja pagar por um clique em seu anúncio (a menos que você esteja definindo ajustes de lance ou usando o CPC otimizado).

  • Seu CPC máx. é o valor máximo que você normalmente pagará por um clique. No entanto, frequentemente você pagará menos (às vezes, muito menos). Esse valor final que você paga por um clique é chamado de CPC real.
  • Se você inserir um lance máximo de CPC e alguém clicar em seu anúncio, esse clique não custará mais do que o valor do lance máximo de CPC definido.
  • Você escolhe entre lance manual (você escolhe seus valores de lance) e lance automático (permite que o Google defina lances para tentar receber o máximo possível de cliques dentro do seu orçamento).
  • O sistema de preços de CPC também é conhecido como pagamento por clique (PPC, na sigla em inglês).