Adsense

O Google AdSense é um serviço gratuito e simples do Google com o qual os proprietários e editores de websites de todos os tamanhos podem ganhar dinheiro exibindo anúncios do Google segmentados e relevantes para a audiência.

Segundo a Wikipedia, o Google utiliza a sua tecnologia de busca da Internet para veicular anúncios com base no conteúdo dos sites. Aqueles que quiserem anunciar no Google podem inscrever-se através do Google Adwords, que é a fonte de toda a renda do AdSense.

Muitas pessoas usam o AdSense para obter lucro com todo o conteúdo do seu site. AdSense tem sido particularmente importante para a entrega das receitas depublicidade a pequenos sites que não têm os recursos para desenvolvimento.2

Os anúncios são escolhidos de acordo com o conteúdo do site, a localização geográfica do usuário entre outros fatores e acaba gerando um anúncio menos intrusivo que a maioria dos banners de acordo com o conteúdo da página, o que o tornou um método popular para oferecer anúncios.

Outra característica é, para ser mais eficaz, a utilização de Cookies em cada visitante, levando a cada um, anúncios que lhe são relativos. Exemplo: Se o visitante procura passagens aéreas, é comum ver anúncios de viagens. Se procurar algum produto eletrónico, encontrará anúncios para tais produtos. É individualizado, por conta dessa “inteligência artificial” conseguindo bons resultados, tanto para os administradores dos sites como para a Google.