Google Bomb

Google Bomb é um fenômeno caracterizado por tentativas de manipular a classificação de uma determinada página ou site nos resultados retornados pelo Google, normalmente com intenções humorísticas ou políticas.

De maneira geral é uma forma de posicionar em primeiro lugar uma página para algum termo específico através do uso de esquema de links e textos âncoras. Alguns exemplos conhecidos de Google Bombing são:

  • Em 1999 descobriram que o resultado da busca para o termo more evil than Satan (mais demoníaco do que o próprio Satanás) retornava como resposta a página inicial da Microsoft.
  • Em 2005 as pesquisas para miserable failure (falha miserável) levava ao site oficial de George W. Bush em primeiro lugar no Google, Yahoo! e MSN

Devido ao sistema utilizado pelo Google para criar o algoritmo de PageRank, uma página terá uma classificação melhor à medida que o website que dá acesso a tal página use melhores termos de referência. Uma bomba é criada caso haja um grande número de sites apontando para estes locais com referências exatas e aproximadas. O termo “Google Bomb” foi adicionado em maio de 2005 ao New Oxford American Dictionary.

Exemplo de Google Bomb

exemplo-google-bomb-george-w-bush-2005