SaaS

O SaaS do inglês Software as a service  pode ser traduzido para o português  como Software como serviço, em outras palavras, é uma forma de distribuição e comercialização de softwares e aplicativos baseada na oferta do serviço ao invés da venda do produto.

Nesse modelo o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço oferecido.

De maneira geral vemos muitas plataformas web que utilizam esse tipo de serviço, no entanto não é uma premissa e o mesmo pode ser oferecido como uma instalação local.

Gmail, Google Docs, SalesForce dentre tantos outros são exemplos interessantes de Saas, nos quais você utiliza o serviço, pagando por uma taxa mensal e o aplicativo é atualizado regularmente.

Sendo assim, essa modalidade é interessante para empresas de todos os portes, desde que a conexão de internet tenha banda o suficiente para lidar com acessos múltiplos aos aplicativos web.

Lauro de Lauro explica detalhadamente o SaaS nesse e-talk da Endeavor Brasil, vale a pena assistir: