SEO

SEO é o termo em inglês Search Engine Optimization que pode ser traduzido para o português como otimização para mecanismos de pesquisa e se refere-se normalmente a um conjunto de práticas e estratégias com o objetivo de maximizar posições de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Muito embora o foco da otimização em nossos dias seja o Google, principalmente por sua cobertura de mercado, a otimização pode ser feita com qualquer conteúdo com relação a qualquer tipo de mecanismos de pesquisa, seja ele horizontal ou vertical. Exemplos:

  • Posicionar seu site nas primeiras colocações para quando alguém digital uma palavra chave específica no Google; OU
  • Indexar sua faixa musical no Shazam ( mecanismo de pesquisa de sons) para quando alguém pesquisar conseguir ser encontrado.

As estratégias de SEO não são permanentes e na verdade são bem voláteis, haja visto que os buscadores alteram suas regras de posicionamento ( algorítimos) de maneira regular para melhorar os resultados para os usuários.

Um dos principais equívocos dos esforços de SEO é tentar melhorar posições para trazer maior quantidade de tráfego. SEO deve levar em consideração o público alvo desejado com objetivo de atrair tráfego qualificado que é mais disposto a converter.