Termos do Glossário do Seo Martin que começam com a letra A.

Adwords

Adwords é um sistema de publicidade desenvolvido pelo Google que consiste na classificação de relevância dos anúncios com relação aos usuários.

Os anúncios do Google Adwords são exibidos com os resultados de pesquisa no Google, ou seja, quando um usuário faz uma pesquisa, assim como em outros sites de pesquisa e de conteúdo, chamado de rede de Display.

O serviço usa o sistema de publicidade por Custo por Clique (CPC) e (CPM) que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave que o internauta está pesquisando. Sendo um modo de adquirir publicidade altamente segmentada independentemente de qual seja o orçamento do anunciante.

Entenda mais sobre o Google Adwords com esse ótimo vídeo explicativo abaixo:

 

ASO

ASO é a abreviação em inglês de App Store Optimization, que pode ser traduzido para o português como Otimização para Lojas de Aplicativos.

Desde a ascensão das App Stores e mais agora com o aumento vertiginoso de dispositivos móveis, é de extrema importância para os desenvolvedores que seus aplicativos estejam bem posicionados, seja nas buscas orgânicas seja nas seleções de editores ou top10 por exemplo. Os principais objetivos são:

  • Ser encontrado facilmente nas App Stores
  • Posicionar os aplicativos melhor que os concorrentes
  • Melhorar a posição do aplicativo para pesquisas de palavras chave genéricas
  • Melhorar a percepção do Google na pesquisa por aplicativos
  • Aumentar a quantidade e taxa de downloads

Surgiram então diversas técnicas para melhorar a visibilidade de um aplicativo mobile nas App Stores, e o conjunto delas é conhecido como ASO. As principais técnicas, de ASO se concentram nas seguintes atividades:

  • Otimização do título do aplicativo com palavras chave
  • Otimização do ícone do aplicativo que é a primeira impressão do usuário
  • Monitoramento de palavras chave para entender o ecossistema
  • Aumento da quantidade de comentários e melhoria das notas dos usuários
  • Utilização de conteúdo informativo com screenshots e vídeos.
  • Tradução da página do aplicativo e do aplicativo para diversas linguagens.
  • Uso de conteúdo sugestivo na página do aplicativo para incentivar o download

As técnicas de ASO estão em constante evolução junto com as App Stores e a maioria das técnicas que pode parecer básica para analistas de SEO atuais, já foi muito similar ao SEO no final da década de 90 e início dos anos 2.000.

Adsense

O Google AdSense é um serviço gratuito e simples do Google com o qual os proprietários e editores de websites de todos os tamanhos podem ganhar dinheiro exibindo anúncios do Google segmentados e relevantes para a audiência.

Segundo a Wikipedia, o Google utiliza a sua tecnologia de busca da Internet para veicular anúncios com base no conteúdo dos sites. Aqueles que quiserem anunciar no Google podem inscrever-se através do Google Adwords, que é a fonte de toda a renda do AdSense.

Muitas pessoas usam o AdSense para obter lucro com todo o conteúdo do seu site. AdSense tem sido particularmente importante para a entrega das receitas depublicidade a pequenos sites que não têm os recursos para desenvolvimento.2

Os anúncios são escolhidos de acordo com o conteúdo do site, a localização geográfica do usuário entre outros fatores e acaba gerando um anúncio menos intrusivo que a maioria dos banners de acordo com o conteúdo da página, o que o tornou um método popular para oferecer anúncios.

Outra característica é, para ser mais eficaz, a utilização de Cookies em cada visitante, levando a cada um, anúncios que lhe são relativos. Exemplo: Se o visitante procura passagens aéreas, é comum ver anúncios de viagens. Se procurar algum produto eletrónico, encontrará anúncios para tais produtos. É individualizado, por conta dessa “inteligência artificial” conseguindo bons resultados, tanto para os administradores dos sites como para a Google.