Termos do Glossário do Seo Martin que começam com a letra R.

Rede de Display do Google

A Rede de Display do Google, também conhecida somente como Rede de Display, é um grupo de mais de um milhão de websites, vídeos e aplicativos onde anúncios podem ser exibidos. Os sites dessa rede exibem anúncios relevantes do Google AdWords.

Seus anúncios podem ser correspondidos automaticamente a websites e outros canais (como aplicativos para celular) quando as palavras-chave estiverem relacionadas ao conteúdo dos sites. Além disso, também é possível optar por segmentar sites específicos, páginas sobre determinados tópicos, grupos demográficos e muito mais.

Rede do Google

Rede do Google são todos os lugares onde seus anúncios do Google AdWords podem ser exibidos, incluindo sites do Google, websites de parceiros do Google e outros canais, como aplicativos para celular.

A Rede do Google é dividida em grupos para que você possa ter mais controle sobre onde seu anúncio será exibido:

  • Rede de Pesquisa: páginas de resultados de pesquisa do Google, outros sites do Google, como Google Maps, Google Shopping e sites de parceiros de pesquisa, como o AOL.
  • Rede de Display: sites do Google, como YouTube, Blogger e Gmail, além de milhares de websites parceiros em toda a Internet.

Por padrão, as novas campanhas de publicidade são configuradas para exibir anúncios em toda a rede para que os anúncios tenham máxima visibilidade.

Se você não estiver gerando um retorno do investimento satisfatório com determinada área da rede, poderá excluir sites específicos da Rede de Display ou alterar as configurações de rede da sua campanha de publicidade para ativar ou desativar cada uma das redes.

Taxa de Rejeição

Taxa de Rejeição, também conhecida pelo termo em inglês de Bounce Rate, é o percentual de sessões de página única, ou seja, sessões em que o usuário deixou o site a partir de uma página de entrada sem interagir com outras páginas.

Há vários fatores que contribuem para uma taxa de rejeição elevada. Por exemplo, os utilizadores poderão abandonar o seu site logo na página de entrada devido a problemas de design ou de utilização do site. Em alternativa, os utilizadores também poderão sair do site após a visualização de uma página se encontrarem as informações de que precisavam nessa página e não precisarem ou não estiverem interessados em visitar outras páginas.

Nem sempre a taxa de rejeição do site é um sinal ruim, muitas vezes os usuários simplesmente saem do site pois conseguem a informação que desejam de forma simples e objetiva. Sempre é necessário aprofundar as análises sobre essa métrica, mas de maneira geral quanto menor for melhor. Abaixo a tela de visão geral do público alvo do Google Analytics com a taxa de rejeição em gráfico e com o número médio dos últimos 30 dias.

Tela do Analytics com Taxa de Rejeição

Remarketing

O Remarketing que também é conhecido como retargeting é uma forma de exibir anúncios de um canal específico para usuários que já o visitaram antes, normalmente um site, com objetivo de convencer o usuário a efetuar uma conversão, que pode ser voltar para o site ou finalizar uma compra.

Do ponto de vista do usuário, Remarketing são os anúncios (normalmente banners) que o perseguem em quaisquer que sejam os sites e ambientes online que você estiver. Muitos já tiveram a experiência de entrar em um site para ver o preço de uma geladeira por exemplo, e passaram a ver anúncios de geladeira por dias freneticamente… isso é o remarketing!

Tecnicamente o remarketing trabalha com cookies que são inserido (gravados) no navegador do visitante e, ao navegar por outros sites, ele é identificado e ativa a ação do anunciante.

Existem diversos tipos de remarketing, inclusive no Facebook, mas o mais conhecido é o do Google que possuí uma grande rede de display que auxilia a “perseguir” o usuário. De maneira simples, para começar a usar o remarketing do Google é necessário adicionar uma meta tag de remarketing no site que pode ser obtida no Google Adwords, criar listas de produtos ou categorias para exibição e depois criar uma campanha no Google Adwords para começar a exibir os anúncios.

No vídeo abaixo um vídeo bem esclarecedor sobre o assunto: