Youtube é site de busca vertical

Por que vídeos do Youtube travam em 301 exibições

Muitos usuários e proprietários de canais no Youtube questionam por que seus vídeos param de contar o número de exibições no número 301.

Se você não se atentou é bem comum visualizar vídeos com número de “gostei” aumentando ( 302, 303, …. 400) , número de comentários aumentando a cada instante e o número de exibições parado em 301.

Para entender por que os vídeos do Youtube param de contar momentaneamente o número de exibições em 301 vezes vamos passar por alguns conceitos e informações pertinentes.

Exibição tem valor

O Youtube considera que cada exibição tem um valor monetário para determinado usuário ou empresa. Muitas estrelas do Youtube tem contratos com empresas parceiras ou não do Youtube, para receber de acordo com o número de exibições.

Em toda visualização existe a possibilidade de alguém estar recebendo e outra parte pagando valores financeiros e é exatamente por isso que o Youtube considera o número de visualizações como algo muito sério.

Definição de exibição

Em suma, uma exibição de vídeo para o Youtube é a reprodução de um vídeo solicitada por um usuário que não foi “enganando” pela chamada do vídeo.

Como assim enganado? Por exemplo: alguns vídeos exibem título e imagem inicial de “Daniela Ciccareli Careca” e ao reproduzir o usuário se depara com uma propaganda política, o que seria claramente um Spam a menos que a propaganda política fosse do Esperidião Amin ( rs, brincadeira).

Por que a contagem trava?

Vídeos do Youtube param momentaneamente a exibição em 301 visualizaçõesOs vídeos travam sua contagem de exibição em determinado momento para que o Youtube verifique se o vídeo não é algum tipo de Spam e para verificar rapidamente as contagens anteriores.

A partir de 301 exibições o Youtube passa a verificar cada exibição do vídeo para garantir que foi solicitada por um usuário e não por um programa automático ( conhecidos como bots) que podem reproduzir muitas vezes o mesmo vídeo consecutivamente e gerar uma tremenda receita para o produtor.

Por que 301?

Em algum momento, algum responsável no Youtube definiu que abaixo de 300 exibições o vídeo não tem grande representatividade e normalmente são os vídeos que não possuem nenhum tipo de contrato de geração de receitas financeiras. Não sei se foi um número definido ao acaso existe alguma fórmula mágica para chegar a essa conclusão.

Mas por que 301 e não 300? Por que quem fez a programação considerou que até o número 300, está tudo ok e somente quando esse número é ultrapassado a verificação se inicia. É mais comum programadores utilizarem até o 299 e ao virarem a centésima, iniciar a parada para verificação mas não existe nenhum motivo claro para isso.

E por que  302, 303, 304? 

Algumas vezes notamos que os vídeos travam com uma contagem acima do 301 exibições. O motivo é que os vídeos do Youtube são armazenados em diferentes servidores ao redor do mundo e a contagem é feita de forma centralizada.

Se por acaso 2 ou mais pessoas em locais distintos iniciarem a reprodução ao mesmo tempo de um vídeo que já está com contagem de 300 exibições, o Youtube trava o vídeo mas precisa considerar as 2 ou mais exibições. Muita coincidência? Não se considerarmos a quantidade imensa de usuários que acessam o Youtube a cada instante!

Principal Motivo!

Notas de Cem DólaresCom certeza o principal motivo de tudo que falamos é o custo! Por menor que seja o custo de verificar os vídeos em todas exibições, esse é maior do que não verificar.

Uma ótima maneira de reduzir esse custo é desconsiderar vídeos que tem quantidade de exibições imateriais para maiores análises, principalmente por que a probabilidade de terem algum tipo de contrato de geração de receitas é ínfimo.

Que custos são esses? São custos de armazenagem de informação, de processamento para verificação dos códigos de programação, o que resulta numa maior demanda de hardware e energia gasta dentre outros detalhes. Não parece muito mas se considerar a quantidade surreal de vídeos ( e exibições) do Youtube, já começa a fazer bastante sentido!-)

 

16 respostas
  1. Rodrigo
    Rodrigo says:

    Aconteceu comigo. Meu vídeo faz uma crítica a Copa do mundo, em especial a música tema da copa. Será que isso tem alguma relação com o travamento? Creio que o youtube não é tão livre assim.

  2. Seo Martin
    Seo Martin says:

    Fica tranquilo Rodrigo, dependendo da relevância e acessos a “trava” 301 deve sair em algumas horas ou alguns dias no máximo 🙂

  3. Marcelo
    Marcelo says:

    Seo, me tira uma duvida, fiquei sabendo esses dias de um site chamado add me fast que vc pode divulgar os videos, porem funciona da seguinte forma, tipo vc ganha pontos por assistir videos de outra pessoa e vice e versa, curtir também está no meio.
    Minha duvida é a seguinte, isso seria considerado Boot pelo youtube? levando em conta que são usuários ao redor do mundo que estão visualizando e não um boot que fica atualizando a página, seria uma “troca de favores” pensei em entrar nessa mas fiquei com receio.

  4. Seo Martin
    Seo Martin says:

    Oi Marcelo, eu não conheço como esse sistema funciona, vou me informar melhor e te retorno, mas se as visualizações forem feitas através do aplicativo talvez o google identifique a fonte e mais ou menos tempo ele consegue identificar a manipulação e tomar ações… normalmente esse tipo de ação de marketing não dura muito, ou pelo menos até o papai google descobrir, rs – vou testar e te falo mais

  5. Marcelo
    Marcelo says:

    John, muito obrigado pela atenção, fiquei na duvida quando vi isso, a ideia talvez seja boa, mas não sei aos olhos do youtube se isso seria considerado errado entendeu? como você disse, não dá pra saber o que se passa com o Papai Google, rs rs…bom, conto com vc pra saber mais sobre isso, valeu mesmo.

  6. Seo Martin
    Seo Martin says:

    Marcelo, já vi e notei que ele cria um link de referência. O google pode identificar isso e reduzir a exposição dos vídeos que tenham muitos links desse site, ou seja, cada dia a mais vc ganha visualizações “genéricas” do addme mas perde visualizações no youtube… não considero uma boa estratégia de mkt digital.

  7. Marcelo
    Marcelo says:

    Seo valeu mesmo pela disposição heim, to te alugando..rs rs…nesse caso, vamos supor que um vídeo tenha muitos links desse site como você disse, e ele chega aos 301 views para o youtube ver, nesse caso por ser um link de referência ele poderia travar nessas 301 views? e você teria alguma boa dica para marketing digital?

  8. Seo Martin
    Seo Martin says:

    Não importa o que aconteça ele vai travar na visualização 301 ( em alguns casos 302…) mas vai ter contagem. Eu não sou especialista no youtube mas com certeza os relacionamentos dentro do youtube fazem a diferença… comentar vídeos que sejam do mesmo assunto e ser ativo gera relacionamentos, links e visualizações. Acho que o ponto é ser ativo na comunidade e no assunto, chamamos isso de autoridade

  9. Marcelo
    Marcelo says:

    Seo, mais uma vez muito obrigado, são poucas as pessoas que tem atenção com as outras como você, te desejo muito sucesso na sua carreira, valeu mesmo pelas dicas, vou seguir os seus conselhos, e vou te acompanhar em todas as redes sociais, vc ganhou um leitor fiel dos seus posts de agora em diante, valeu mesmo.

  10. Seo Martin
    Seo Martin says:

    Obrigado Marcelo e o prazer é todo meu, até por que todo mundo ganha com dúvidas, discussões e boa vontade 🙂 grande abs

  11. Marcelo
    Marcelo says:

    Olá Seo, blz? estou de volta aqui no seu site, mas dessa vez pra te agradecer, segui seu conselho de marketing digital e está dando certo, meu canal cresceu bastante, estou chegando perto dos 1000 inscritos, quando vim aqui com essa duvida eu não tinha nem 100 inscritos, tenho procurado fazer um conteúdo bom que agrada o meu público alvo, e o feedback está sendo positivo, segui outras táticas também, inclusive a sua, Deus me abençoou muito e estou crescendo e estou feliz com isso, vc foi uma das pessoas que me ajudou então não poderia deixar de te agradecer, e continuarei te acompanhando no site e nas redes sociais : ) valeu mesmo.

  12. Marcelo
    Marcelo says:

    Que isso amigo, eu que agradeço, inclusive, futuramente, pretendo fazer um vídeo pra dar algumas dicas pra canais iniciantes, e se vc permitir, poderia colocar o link do seu site quando eu for falar da questão das 301 views?

  13. Thiago
    Thiago says:

    Bom, eu acredito que o AddMeFast é bom pra outros momentos de divulgação (excluindo o yutube), visto que, via de regra, o youtube pede como contraponto uma interatividade e um “aprisionamento” do teu publico. O AddMeFast é legal pra marketing onde números brutos são importantes. O youtube não é numeros brutos, são numeros qualitativos! O que vc precisa no youtube é de ser visualizado por um ser que passe a te fazer propaganda, o AddMeFast é, basicamente, uma rede de fakes! Ou seja, quem está curtindo e compartilhando não é a conta principal de alguém, e sim, um fake que gera pontos a serem gastos por um outro perfil, esse sim, um perfil real!

    Desculpem os erros, estou cansado e sem óculos e a cor da letra n me ajuda!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *