Charde PT versus PSDB

Prévia da disputa presidencial de 2013 na internet

A disputa presidencial de 2013 mal começou mas sabemos que será muito influenciada pelo marketing político na internet; agora resta saber quem está na frente na corrida cibernética e para isso confrontamos algumas métricas técnicas de otimização para mecanismos de pesquisa, confira!

Introdução

Verificamos os sites do PSDB e do PT através de ferramenta de varredura em massa e de ferramenta comparativa de autoridade e links no dia 8 de abril de 2013. Atente que os dados podem sofrer mudanças com as atualizações das páginas, artigos e dos sites no decorrer da campanha eleitoral. 

Itens internos

O site do PT apresenta mais de 3 vezes de itens internos do que o site do PSDB o que inicialmente é bom pois tem maior quantidade de conteúdo. O site do PT também apresenta maior quantidade percentual de páginas html, com 94% do total de seus itens perante quase metade do PSDB.

No entanto o site do PSDB conta com uma taxa de imagens elevadas que resulta quase em 1 uma imagem por página, e como uma imagem vale mais do que mil palavras ponto para o PSDB.

Esse percentual se mostra evidente quando entramos nos sites dos partidos e verificamos que no caso do PSDB é fácil encontrar artigos com imagens ilustrativas enquanto no site do PT temos muito conteúdo somente com texto e em alguns casos com incorporação de vídeos, mas poucas imagens.

 Itens internos dos sites do PT e PSDB

Itens externos

A utilização de itens externos no site do PT é quase o dobro do PSDB e temos como destaque aproximadamente um terço dos itens do PT são imagens.

Itens externos dos sites do PT e PSDB

Códigos de resposta

Segundo o Google, “Quando uma solicitação por uma página do site for feita ao servidor (por exemplo, quando um usuário acessa a sua página em um navegador ou quando o Googlebot rastreia a página), o servidor retornará um código de status HTTP em resposta à solicitação. Verificamos nessa análise os códigos de resposta de sucesso, redirecionamentos, erros de clientes e de servidor.”

Notamos que percentualmente o site do PT apresentou uma taxa de resposta de sucesso sobre o total de 99%, ou seja, bem maior que os 77% do site do PSDB, principalmente devido ao alto índice de resposta de códigos de erros de cliente, em torno de 77%. A maior taxa de redirecionamento do PSDB pode ser um início de tentativa de corrigir os problemas com os códigos de resposta de erros, mas ainda falta um pocado para efetuar esse serviço pelo visto !-)

Códigos de resposta dos sites do PT e PSDB

 

 Identificador Uniforme de Recursos

Segundo a Wikipedia , “Identificador Uniforme de Recursos (URI) (Uniform Resource Identifier, (em inglês)) é uma cadeia de caracteres compacta usada para identificar ou denominar um recurso na Internet. O principal propósito desta identificação é permitir a interação com representações do recurso através de uma rede, tipicamente a Rede Mundial, usando protocolos específicos. URIs são identificadas em grupos definindo uma sintaxe específica e protocolos a
ssociados.” 

Nesse quesito verificamos que o site do PT tem altos índices de utilização de underscore, letras maiúsculas e tamanhos maiores que 115 caracteres. Ponto para o PSDB que teve atenção e manteve seus índices baixos nesse quesito!

Identificador Uniforme de Recursos dos sites do PT e PSDB

Títulos de Páginas

O site do PSBD apresentou mais de 70% de itens com com mais de 70 caracteres, o que mostra a falta de atenção ao inserir o título, no entanto o site do PT apresentou um problema maior ainda pois tem 96% de títulos duplicados, o que precisa de uma avaliação mais profunda mas de cara podemos citar ser um grande problema de SEO.

Nesse caso acredito que podemos considerar empate !-)

Títulos de Páginas dos sites do PT e PSDB

Meta Descrições

A meta descrição ou tag meta name description fornece uma descrição breve da página que também é usada como parte de um snippet exibido nos resultados de pesquisa

Mais uma vez verificamos a falta de atenção das práticas recomendadas pelos mecanismos de pesquisa. Em ambos os casos, 100% das páginas não continha a tag meta description.

Mesmo com muitas páginas é uma falta de cuidado não preencher a meta descrição pelo menos nas principais páginas como página inicial, sobre, contato, etc…

Meta Descrições dos sites do PT e PSDB

Tags de cabeçalho H1

Mesmo com alguns problemas no site do PSDB como mais de 20% das páginas sem a tag H1, o site do PT faz muito feio e apresentou 88% de página sem a tah H1. Ponto para o PSDB.

Tags de cabeçalho H1 dos sites do PT e PSDB

Tags de cabeçalho H2

O PSDB fez feio quando o assunto é a utilização de tags h2… aproximadamente 71% das páginas não utiliza a tag H2, enquanto a página do PT tem praticamente 100% de uso das tags H2 em suas páginas. Ponto para o partido dos trabalhadores.

Tags de cabeçalho H2 dos sites do PT e PSDB

Imagens

No quesito imagens o PSDB ganha com larga vantagem. Além de possuir maior número de imagens absolutas e em percentual sobre o total, também possuí 30% de imagens maiores que 100kb enquanto o PT apresenta mais de 50%. A otimização das imagens também deve ser feita antes de se fazer o upload, reduzindo o tamanho das mesmas para melhorar a velocidade de carregamento e a experiência de usuários com conexões mais lentas, como as que existem em nossos celulares por exemplo.

A grande maioria das imagens utilizadas no site do PSDB possuem descrição alternativa enquanto 98% das imagens no site do PT não possuem essa descrição. Além de ser uma ótima prática de SEO, as descrições alternativas para imagens oferecem ao usuário com deficiência visual a possibilidade de entender o que é a imagem, ou seja, uma questão de cidadania de quem mais deveria mostrar exemplo. Ponto com honras para o PSDB!

Imagens dos sites do PT e PSDB

 

Tags para Robots

As etiquetas (meta tags) para os robôs de indexação dos mecanismos de pesquisa servem para oferecer diretrizes e personalizar o comportamento do robô para a página específica. A utilização das etiquetas não é obrigatória mas altamente recomendada principalmente em páginas que não desejamos indexar.

Nesse caso verificamos que nenhum dos partidos faz uso dessas opções.

Tags para Robots do PT e PSDB

Métricas de Domínio

Ambos os domínios fora criados em 1996 e possuem a extensão org, que além de ser coerente também melhora a autoridade dos mesmos. Quando falamos em autoridade do domínio verificamos leve vantagens para o site do PT nas métricas de autoridade SEOmoz, ranking Moz e ranking de confiança.

Mas é na quantidade de links que o partido dos trabalhadores leva uma grande vantagem. Seus valores absolutos são maiores em todos os casos e uma maior quantidade de links na internet significa maior visibilidade e maior a possibilidade de gerar tráfego através dos mesmo. Ponto importante para o Partido dos Trabalhadores!

Métricas de Domínio do PT e PSDB

 

Sinais Sociais

Quando o assunto é a quantidade de seguidores dos partidos nas principais redes sociais, o PT leva vantagem com todas suas redes sociais com maior quantidade de seguidores do que as redes sociais do PSDB.

O PT ganhou esse último round mas com ressalvas. Ambos não tem números sociais adequados para os partidos que representam, em outras palavras, a quantidade de seguidores e usuários que curtiram as páginas deveria ser muito maior… só o partido democrata americano tem quase 600 mil seguidores por exemplo.

Sinais sociais do PT e PSDB

Apuração

Por enquanto o Partido dos trabalhadores está na dianteira dessa disputa que já começou acirrada até na internet, com 1 ponto de vantagem do PT em relação ao PSDB

PT 5 x 4 PSDB

Deixe seu comentário com suas impressões sobre o site do PSDB e do PT... qual você prefere? 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *