Terapia digital com Google Blogger

Crie um blog com o Google Blogger e através de marcadores, registre e quantifique emoções e sentimentos como uma forma de análise pessoal ou ajuda compartilhada com seu terapeuta.

Como configurar

  1. Entre no site do Blogger ( http://www.blogger.com/) e efetue login. Caso não tenha um crie seu cadastro ou utilize sua conta Google.
  2. Clique no botão ” Novo Blog ” para criar um novo blog.
  3. Clique em modelo e escolha um modelo que tenha uma barra lateral. Ela servirá para manter seu mapa de sentimentos e emoções sempre visível.
  4. Em configurações básicas é possível determinar os leitores do Blog. Você poderá escolher como público, leitura somente sua ou selecionar quem serão os contatos que poderão ler seu blog, como por exemplo algum familiar ou seu terapeuta.
  5. Em layout, adicione um Gadge de Marcadores e de preferência, arraste o mesmo para a parte superior de sua coluna lateral.
  6. Atente para configurar o gadget ” marcadores” com as seguintes opções: Mostrar todos os marcadores; Classificação por frequência; Exibir lista e Mostrar o número de postagens por marcador.
  7. Outras configurações podem ser modificadas como desejar.

Como publicar

  1. Adicione um post para cada acontecimento importante em seu dia. Recomendo escrever seus artigos no final da noite mas se desejar pode escrever através do celular no momento que desejar.
  2. Adicione um título pertinente com algumas palavras chaves marcantes e descreva com detalhes a cada post.
  3. Adicione marcadores para cada artigo diretamente relacionados com os sentimentos e emoções que melhor descrevem o relato. Cuidado para não criar marcadores duplos como Ciúme e ciumes. Sempre adicione marcadores como foram criados inicialmente. Esse procedimento é muito importante para a contagem correta dos marcadores que serão suas emoções e sentimentos.
  4. Publique seu post.

Como usar

  1. Na barra lateral será exibido o Gadget de marcadores. Será possível visualizar rapidamente quais sentimentos e emoções estão mais presentes em sua vida. Além de uma excelente maneira de identificar quais emoções são predominantes, pode ser uma ferramenta de controle, assim se o marcador ” Ansiedade” aumentar, significa algo.
  2. Investigue melhor seu problemas ou soluções. Ao clicar sobre um marcador específico, o Blogger exibirá todas postagens em que houve marcação desse sentimento ou emoção. Encontre semelhanças em suas postagens sobre “Ansiedade” por exemplo ou descubra se o marcador ” Alegria ” tem alguma característica igual em todos artigos.
  3. Seu terapeuta ou um amigo que tiver acesso ao blog pode fazer comentários sobre o tópico. É uma forma de solucionar uma dúvida ou sugerir opções.
  4. Dentro do gadget ” Arquivo ” é possível selecionar artigos publicados de períodos específicos, como todos posts de janeiro. Você pode imprimi-los para levar em sua consulta. Dessa forma não esquecerá nenhum acontecimento importante.
  5. Utilize todos os outros recursos do Blogger para registrar, lembrar, quantificar ou se manter conectado com as pessoas que podem lhe ajudar.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *