Abacaxi tipo Spam

Evite que o Spam prejudique o DB de seu WordPress

Que o Spam é uma praga na internet eu não tenho a menor dúvida, mas quando pensamos em Spam logo vem aquela imagem da caixa do e-mail entupida de coisas que não queremos ver, e de algumas poucas que sim rs – mas não é esse o Spam que me refiro e sim ao Spam nos comentários de seu blog.

Segundo números do Akismet, blogs WordPress tem recebido 24 vezes mais spam do que comentários reais… mas na verdade eu não me preocupo por que quando não vai direto para o Spam, eu mesmo mando (gosto de revisar todos os comentários) mas descobri recentemente que deveria me preocupar mais!

Por que você deve se preocupar

Os comentários do Spam são apagados automaticamente 30 dias depois de serem detectados e caso você tenha um blog com pouco tráfego e poucos comentários provavelmente isso não será um problema, mas se o seu blog tiver uma quantidade material de visitas e comentários, isso requer um pouco de atenção.

Todos comentários Spam ficam guardados na lixeira (e em sua base de dados) durante 30 dias antes de serem eliminados e com certeza se você tiver milhares deles isso pode afetar negativamente a performance de seu site, ocasionando perda de velocidade e traduzindo do seonês para o português, diminuição de posições e tráfego.

Como resolver

É possível remover o Spam manualmente no wordpress, basta entrar na seção de comentários, clicar em Spam e depois em Esvaziar Lixeira ( ou Empty Trash se sua versão estiver em Inglês). Se você não for esquecido e tiver comprometimento com seus procedimentos essa pode ser uma opção viável.

esvaziar-spam-manualmente-wordpress-230315

Dieta nos comentários Spam

Para reduzirmos o peso no banco de dados precisamos remover permanentemente esse Spam da pasta lixeira em intervalos menores de tempo, e nesse caso temos algumas opções:

Plugin Neles

Existe um plugin para tudo no WordPress e não seria diferente nesse caso… com o Spam Comments Cleaner você pode configurar para remover os comentários Spam de forma regular.

Spam Comments Cleaner para wordpress

Solução Manual

Se o seu servidor não permite o uso do wp-cron (obrigatório para o plugin funcionar) ou se você simplesmente gosta de uma instalação mais enxuta possível, existe uma opção diferente mas será necessário ter o mínimo de conhecimentos com ftp e com o arquivo wp-config do WordPress.

Atualize o arquivo wp-config.php de seu site com uma instrução de limpeza da lixeira (mais uma linha em outras palavras), e defina a quantidade de dias para que a limpeza seja efetuada… basta definir no último número da linha que está em verde.

define( 'EMPTY_TRASH_DAYS', 3 );

Importante salientar que a instrução serve para todas as lixeiras, então nesse caso a cada 3 dias todos os lixos serão limpos em seu site WordPress, sejam eles comentários spam ou páginas removidas. Como a maioria dos servidores possuem backup regular não vejo 3 dias como um problema mas é possível ajustar.

Se você quiser pode virar um extremista e definir esse número para zero, assim todas mensagem que forem para a lixeira serão removidas right away!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *