Como exibir gráficos de funções matemáticas no Google

Além dos recursos básicos de calculadora, é possível digitar uma função ou sistemas matemático no campo de pesquisa do Google e visualizar o gráfico correspondente. Um excelente recurso para estudantes, professores e amantes da matemática agora com visualização de gráficos em 3D. 

  1. Digite no campo de pesquisa do Google a função matemática desejada. Como exemplo utilizaremos uma função simples.
  2. O Google exibirá o gráfico da função no plano cartesiano antes de quaisquer outros resultados de busca.
  3. Ainda é possível utilizar controle de zoom e através do ponto onde se encontra o mouse, verificar quais as coordenadas do ponto em questão, como mostra a seta e as coordenadas x e y em destaque tracejado.

Outras Funções

No exemplo utilizamos uma função simples do ponto de vista matemático, gráfico e para os leigos que gostam de gráficos cheios de zigue zagues e pirotecnias. Para mostrar que o Google consegue executar funções mais complexas, colocaremos alguns exemplos abaixo:
  1. Função: ” x/2, (x/2)^2, sin(x), cos(x/5) ”
  2. Função: ” sin(x), cos(x), sin(x+1), cos(x-1) ”
  3. Alguns gráficos são exibidos em 3D devido a sua natureza matemática, como por exemplo “sqrt(x*x+y*y)+3*cos(sqrt(x*x+y*y))+5 from -20 to 20”.
    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=USL4AXp1vTU]
  4. E a famosa equação “Declaração de Amor”, função: “ (sqrt(cos(x))cos(200 x)+sqrt(abs(x))-0.7)(4-x*x)^0.01, sqrt(9-x^2), -sqrt(9-x^2) from -4.5 to 4.5 “. Se desejar ajueste o seu coração com ajuda do site  Mathematische Basteleien 

 

 Dedicatória: Artigo dedicado ao vovô Roberto,  professor de matemática!-)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *