Como localizar arquivos por tipo de extensão no Google

Como localizar arquivos por tipo de extensão no GoogleAo invés de procurar por páginas de internet deseja procurar por arquivos na web?

Então utilize o comando filetype do Google para localizar arquivos por tipo!

Para usa-lo basta inserir o comando filetype com dois pontos e a extensão desejada, tudo junto, na caixa de pesquisa do Google.

 

Passo a Passo

  1. Se desejar procurar por currículo no formato microsoft word, digiteno campo de pesquisa do Google o seguinte termo:  curriculo filetype:docx
  2. Os resultados para a pesquisa retornaram somente os arquivos solicitados. Você pode verificar que o Google exibe o tipo de arquivo antes do resultado e no final do endereço é possível ver a extensão do arquivo.
    Como localizar arquivos por tipo de extensão no Google
  3. Tudo que você precisará saber é a extensão do arquivo que deseja localizar. Atente nos novos formatos do Microsoft Office, por exemplo, o Word usava extensão doc e agora utiliza Docx

Principais Extensões de Arquivos

  • .avi – arquivo de vídeo. É o formato dos arquivos DivX. Windows Media Player, Real Player One e The Playa são os mais usados para vêlos.
  • .bmp – arquivo de imagem, pode ser aberto em qualquer visualizador ou editor de imagens. Sua desvantagem é o grande tamanho dos arquivos em relação a outros formatos otimizados. Provém do ambiente Windows.
  • .doc – arquivo de texto capaz de armazenar dados referentes ao formato do texto que contém. Para editá-lo é preciso ter o Microsoft Word ou a ferramenta de sistema Wordpad (bloco de notas), entre outros editores de texto. As versões mais recentes do word utilizam Docx
  • .eps – Encapsulated Postscript. Arquivo de imagens exportadas por grande variedade de programas gráficos como Photoshop, QuarkXPress, Freehand e Illustrator.
  • .gif – arquivo de imagem comprimido. Editável com qualquer software de edição de imagem.
  • .html – Hiper Text Markup Language. Formato no qual se programam as páginas Web. É capaz de dar formato a texto, acrescentar vínculos a outras páginas, chamar imagens, sons e outros complementos. Editável com um editor de textos ou software específico.
  • .jpg – arquivo de imagem comprimido, pode ser editado em qualquer editor de imagens.
  • .mid – arquivo de áudio relacionado com a tecnologia midi.
  • .mp3 – formato de áudio que aceita compressão em vários níveis. O reprodutor mais famoso para estes arquivos é o Winamp, ainda que também se possa utilizar o Windows Media Player.
  • .mpg – arquivo de vídeo comprimido, visível em quase qualquer reprodutor, por exemplo, o Real One ou o Windows Media Player. É o formato para gravar filmes em formato VCD.
  • .pdf – documento eletrônico visível com o programa Adobe Acrobat Reader e que conserva as mesmas propriedades de quando foi desenhado para sua publicação impressa. Os manuais online de muitos programas estão nesse formato.
  • .png – arquivo de imagem pensado para a Web que se abre com praticamente todos os programas de imagens.
  • .ppt – arquivo do software de apresentações PowerPoint, da Microsoft. Os arquivos mais recentes utilizam pptx.
  • .rar – formato de compressão de dados muito popular e que pode ser manipulado pelo Winrar, entre outros.
  • .xls –  arquivo do software de planilha eletrônica, da Microsoft. Os arquivos mais recentes utilizam xlsx.
  • .txt – arquivo de texto que se abre com qualquer editor de texto..zip – talvez seja o formato de compressão mais utilizado. O programa mais popular para comprimir e descomprimir este arquivos é o WinZip.

 Mais sobre extensões de arquivos?

1 responder
  1. Toni
    Toni says:

    Fantástico!

    Achei um PowerPoint que contava uma linda história real da fuga de um piloto de caças cubano da ilha prisão, que há anos procurava.
    Sua dica foi crucial.
    Obrigado.

    Toni

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *