homem olhando para o vazio

Como um vídeo em branco de 4 min teve +100 mil views

Felizmente não estamos falando de uma nação zumbi no melhor estilo The walking dead que assiste vorazmente a vídeos vazios por horas a fio… estamos falando de um experimento social realizado pela Agência Solve.

De maneira simples e objetiva, o pessoal da Solve criou um vídeo em branco de 4 minutos e o colocou no Youtube. O vídeo está sem imagens, sem som, sem descrição e até sem título (o título “The Blank Video Project” foi atualizado após o final do experimento). Além do vazio a única coisa que se tinha era um link call to action para o site da agência.

Mas como diabos eles conseguiram mais de 100 mil visualizações com isso?

Na verdade sem nenhum tipo de mágia rs, o experimento se baseou na utilização de anúncios do YouTube TrueView In-Stream para gerar visualizações. Como de costume eles seriam cobrados somente após o usuário assistir mais de 30 segundos.

Assista ao Vídeo

Não é piada ehehe mas acho que vale a pena assistir só pra ver que é um vídeo completamente em branco eheheh!

Dados do Experimento

O vídeo foi exibido 227.819 vezes sendo que 46% dos usuários assistiram pelo menos 30 segundos o que resultou em pouco mais de 100.000 visualizações contadas.

O investimento total em anúncios trueview foram de US$ 1.400,00 e na média cada visualização custou menos de 1 centavo de dólar, valores um pouco abaixo da média mas faz sentido se pensarmos que o público definido foi bem geral, não houve nenhum tipo de seleção de público alvo.

O que mais me impressionou perante tantos números malucos foi que 22% assistiram o vídeo até o final ( tem zumbi aí rs) e 1% dos usuários ainda clicaram no link do site da agência, talvez a verdadeira conversão da experiência.

Por outro lado o vídeo não teve quantidade material de likes, de compartilhamentos e muito menos de assinantes novos no canal da agência.

Elucubrações

Muito embora existam muitas explicações como por exemplo pessoas que viram o vídeo em background, ou assistira durante o carregamento do vídeo ou ainda que poderia ser efeitos dos famosos bots encantados!

Acredito que o mais importante desse experimento é entender o quão fácil é comprar 100 mil visualizações e principalmente se vale a pena.

Imagine que você tenha uma agência fazendo suas campanhas no Google e dentre elas, algumas de vídeo no Youtube. Talvez a sensação de receber aquele report com mais de 100 mil visualizações em seu vídeo seja ótima, algo como uma massagem sobre seu ego, mas será que essa montanha de visualizações significa algo de bom ou somente que você jogou fora seu precioso dinheirinho?

John Colasanti, CEO da Agência Solve, resumiu de maneira brilhante:

“Visualizações são métricas muito simples para medir a força de seu conteúdo. É um falso indicador de sucesso, particularmente quando o seu vídeo recebe uma quantidade grande de views mas poucos likes”

Talvez as visualizações não sejam a melhor métrica para analisar o sucesso de uma campanha no Youtube.  Acredito que likes, compartilhamentos e conversões como por exemplo em links call to action no vídeo sejam mais interessantes para um monitoramento mais eficiente dos resultados.

Nesse caso sempre vai existir a eterna discussão do marketing tradicional “branding e construção de marca” versus o digital “mostre-me os números” e nessa briga de foice no escuro eu me sinto mais seguro com os meus números rs

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *