Google: redirecionamento por IP atrapalha indexação

John Mueller do Google disse no Twitter que nem sempre a melhor opção é redirecionar usuários e robôs de pesquisa (bots) pela localização do IP e ainda afirma que isso pode frustar os usuários e tabém “quebrar o index”. 

Muito embora o Google tenha algumas formas de lidar com esse tipo de problema como as configurações que você pode colocar no search console, a tag hreflang dentre outras, é importante lembrar que na maior parte do tempo o Googlebot vem dos Estadosa Unidos e se você redirecionar por IP provavelmente vai deixar de exibir algumas opções improtantes para o Google.

Abaixo a colagem da conversa entre John Mueller e Alice Roussel em que as informações foram obtidas, é importante salientar que na discussão Mueller deixa bem claro que se ela redirecionar por IP, o Google vai encontrar a versão americana mas não vai conseguir encontrar o resto.

Pense bem antes de usar o redirecionamento por IP, talvez a melhor opção seja usar a rel alternate hreflang e ter no site uma opção para torca de local, que antigamente era muito bem representada pelas bandeirinhas na lateral direita superior ehehe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *