O que é SEO e SEM

Alguns acreditam que os termos SEO e SEM são a mesma coisa e outros não tem idéia do que esses termos significam. Ambos são maneiras distintas de alcançar visibilidade para seu conteúdo na internet. 

O que é SEO

Search engine otimization (abreviação de SEO em inglês) pode ser traduzido para o português como Otimização de mecanismo de pesquisa.

Em suma são técnicas e procedimentos para criação e edição de conteúdo digital como web sites a aumentar sua relevância nos mecanismos de pesquisa. Os procedimentos podem ser feitos manualmente porém a cada dia são desenvolvidas ferramentas de automação para essas técnicas. O foco do SEO é permitir ao seu conteúdo ser exibido nas primeiras posições quando um usuário pesquisar sobre assuntos pertinentes ao seu conteúdo.

É possível editar seu conteúdo já criado para alcançar maior relevância nos mecanismos de pesquisa, porém recomenda-se criar seu conteúdo digital com técnicas de SEO desde o princípio por que você realmente quer a primeira colocação nas pesquisas do Google!

O que é SEM

Search engine marketing (abreviação de SEM em inglês) pode ser traduzido para o português simplesmente como Marketing de Busca.

São diferentes formas de publicidade nos mecanismos de busca que ocorrem principalmente como anúncios pagos em mecanismos de pesquisa de texto mas também podem aparecer em busca de vídeos ( pesquisa do Youtube) entre outros.

Devido a facilidade de obter dados e mensurar resultados através de novas tecnologias, a publicidade através de conteúdo digital virou uma febre entre as empresas e profissionais do ramo que podem avaliar o retorno sobre o investimento e tem a disposição opções variadas de publicidade como o modelo PPC (pay-per-click ou pagamento por clique), ou seja, só existe custo quando um usuário e potencial consumidor clica em seu anúncio. O Adwords é a ferramenta de solução de publicidade disponibilizada pelo Google.

Integração SEO e SEM

Atualmente vemos proprietários de sites e profissionais de marketing com foco na publicidade digital (SEM) em detrimento das técnicas de otimização. Um trabalho sério e coerente deve estruturar o conteúdo digital com base sólida de SEO e utilizar SEM para trabalhar em conjunto.

O SEO requer maior esforço porém consegue resultados consistentes a médio e longo prazo. As técnicas de SEM são atraentes pois oferecem um retorno de curto prazo mas se o seu web site não for bem estruturado, os resultados só serão vistos com investimentos crescentes em publicidade, haja visto que a concorrência e os preços de anúncios tendem a aumentar.

A melhor opção é trabalhar nas duas frentes, estruturando e atualizando seu conteúdo de acordo com as melhores técnicas de SEO e deixar o SEM para ações bem definidas:

  • Investimento consistente em publicidade com ações específicas para introdução de marca ou produto por exemplo.
  • Investimento de menor porte com forma de publicidade permanente, atualizando objetivos de acordo com o tempo.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *