Peso dos fatores de posicionamento no Google variam por busca

Peso dos fatores de posicionamento no Google variam por busca

Muito embora já saibamos que existem muitos fatores de posicionamento no Google uma pergunta de Jennifer Slegg no Twitter chamou atenção pela resposta.

Gary do Google admitiu que o peso dos sinais de posicionamento variam de acordo com a pesquisa, o usuário e os resultados.

Muito embora a personalização por usuário e até geográfica já fosse compreendida, é nas entrelinhas que precisamos nos atentar.

Fatores de posicionamento variam de acordo com busca

Quando ele confirma que existem variações no peso dos fatores dependendo dos resultados e da pesquisa isso implica em muitas consequencias.

Provavelmente a maioria dos algorítimos não é dependente da pesquisa inicial mas saber que existe essa variação é de vital importância principalmente para criar uma lisnha de estratégia para escalar determinadas palavras-chave e pesquisas.

Não basta mais fazer a formula padrão ou o famoso checklist, é vital analisar a serp que você deseja escalar com objetivo de entender quais os sinais que mais estão associados ao posicionamento específico dessa busca.

Por exemplo, imagine que você deseja se posicionar para “sapatos femininos” e depois de fazer sua planilha comparativa entre diversos resultados… você identifica que os backlinks provavelmente são responsáveis pelos melhores posicionamentos.

Comparativo básico da serp para a busca "sapatos femiininos"

Exemplo de comparativo básico da serp para a busca “sapatos femiininos”

 

Agora imagine que para outra intenção de busca como por exemplo “sapatos em promoção” você identifica que todos os sinais estão bem equalizados dos 10 primeiros, no entanto os primeiros tem mais sinais sociais como shares no facebook.

Nesse caso pode ser um sinal de que o engajamento social para essa pesquisa específica seja mais importante, e ao invés de se matar para conseguir mais um milhão de backlinks, seja mais produtivo produzir algo viral para aumentar seu engajamento social

Com essa abordagem você provavelmente vai conseguir melhorar o seu posicionamento da maneira mais rápida possível, sendo eficiente e economizando recursos… como diria David Dunham, ” A eficiência é a inteligência preguiçosa” .

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *