Práticas Recomendadas para mecanismos de pesquisa

Práticas recomendadas para mecanismos de pesquisa

Práticas Recomendadas para mecanismos de pesquisa

Conhecer as práticas recomendadas para mecanismos de pesquisa é de extrema importância para melhorar sua classificação nos rankings dos buscadores como Google, Bing e Yahoo.

As diretrizes de qualidade são orientações dos diversos buscadores que podem ajudar na confecção de um site para webmasters ou até na publicação de um artigo para um blogueiro.

Conhecer as diretrizes também é fundamental para saber o que não fazer, e evitar receber punições dos buscadores, com consequente perda de ranking, visibilidade e visitas.

Em nosso artigo resumimos as principais diretrizes dos maiores buscadores da internet: Google e Bing (Yahoo utiliza as mesmas diretrizes do Bing).

Indexação

Os mecanismos de pesquisa podem encontrar seu site principalmente através de links que direcionam para ele, no entanto é extremamente recomendado cadastrar seu site nesses mecanismos para melhor indexação e para configurar diversos pontos de seu site como segmentação de país de origem ou áreas restritas do site.

Quando seu site estiver pronto, submeta o mesmo para as ferramentas de webmaster dos buscadores. É importante avisar os buscadores que seu site existe, dessa forma seu conteúdo será exibido mais rápido nas pesquisas e você não precisará esperar até que o buscador encontre seu conteúdo através de link de outros sites.

Não deixe de enviar um Sitemap para explicar aos buscadores a correta estrutura de seu site e não deixar nenhuma página fora das pesquisas.

Configurar o arquivo robots é a melhor maneira de instruir aos buscadores como interagir com seu site e previne que conteúdo restrito seja rastreado além de orientar o que deve ser indexado.

Recomendações de Conteúdo

Produzir conteúdo original e de qualidade é fundamental. O principal conteúdo indexado é o de texto e por isso deve-se dar atenção especial ao escrever, tanto para as normas gramaticais tanto para a relevância do conteúdo, que deve estar de acordo com a página e site.

Seu site deve ser estruturado com uma hierarquia links clara e todas páginas devem ser acessadas a partir de pelo menos um link de texto estático. Se possível disponibilize um mapa do site ( sitemap) para o usuário. Tente manter seu conteúdo mais relevante o mais próximo possível da raiz.

Se uma página tiver muitos links, os buscadores analisam e verificam somente alguns, normalmente os primeiros, o que incide em menos páginas indexadas em seu site e menor importância para as páginas não rastreadas. Por isso tente utilizar um número razoável de links por página.

Atente em criar conteúdo coerente com o título e descrição da página. Páginas com títulos que não expressem adequadamente o conteúdo da página geram frustração nos usuários e aumentam a taxa de rejeição da página e do site.

Crie páginas de acordo com as buscas dos usuários para os assuntos desejados. Os usuários pesquisam termos nos buscadores de acordo com idioma local e gírias. Utilize as ferramentas de análises dos buscadores para basear suas pesquisas.

Quanto utilizar imagens não esqueça de nomear as imagens, preencher o título e descrição alternativa para o documento Html. Em suma, o título melhora a experiência do usuário enquanto os campos de descrições alternativas ajudam os buscadores a entender do que se trata a imagem além de melhorarem a experiência de dispositivos móveis com conexões instáveis.

Se deseja que os buscadores atualizem as informações de seu site constantemente, produza conteúdo regularmente.

Recomendações Técnicas

Preencha títulos e meta descrições de páginas.

Crie endereços amigáveis de páginas (urls) e atente para utilizar o hífen ao invés do underline para separar palavras.

Verifique e evite que seu site tenha links quebrados. Descreva seus links com palavras que sejam coerentes com a ligação e evite termos genéricos como Clique aqui.

Sempre atente para conteúdo duplicado e saiba quando utilizar redirecionamentos ou atributo canônico.

Utilize atribuição No Follow para links que direcionam para conteúdos externos que não sejam relevantes para seu conteúdo.

Verifique se o seu servidor suporta o cabeçalho If-Modified-Since HTTP, recurso que permite informar aos buscadores sobre alterações no conteúdo desde a última varredura.

Utilize das tags de títulos e subtítulos ( H1, H2, H*) para exibir a estrutura de uma página e melhorar a experiência do usuário. Recomenda-se utilizar somente um H1 por página.

Cuidado com excesso de anúncios ou má configuração dos mesmos. É interessante bloquear os anúncios com através do arquivo robots para evitar problemas de ranking.

Otimize seu site para ter o melhor tempo de carregamento possível, pois esse é um dos fatores que influenciam em seu ranking. Atente para ajustar tamanho das imagens assim como scripts e outros códigos de linguagem.

Gerencie as mensagens de erros das páginas de seu site ( 404 error ) para não frustar as expectativas do usuário.

Recomendações de Qualidade

A confecção do site deve ser orientada ao usuário acima de quaisquer otimizações para mecanismos de pesquisas. Os fatores de classificação podem mudar com o tempo, no entanto, usuários engajados sempre retornarão.

Nunca engane os usuários e evite quaisquer tipos de truques como informações falsas, direcionamentos tendenciosos ou conteúdo enganador. Sempre considere indagações dos buscadores para suas ações e se não tiver uma justificativa plausível, desconsidere.

Tente usar de recomendações em redes sociais para melhorar sua classificação na medida que consegue mais indicações, avaliações e visitas.

Seu site é como um negócio, e como tal, precisa ter valor e ser único perante a concorrência. Invista em algo que leve valor ao usuário, seja um tutorial ou uma loja virtual que tenha produtos com informações técnicas precisas.

Práticas NÃO Recomendadas

As práticas não recomendadas podem levar seu site a levar penalizações e consequentemente perder muitas posições no ranking. Alguns webmasters podem utilizar de práticas não recomendadas sem intenção e por isso é importante conhece-las, para evita-las a qualquer custo.

Não utilize conteúdo gerado automaticamente como conteúdos criados a partir de feeds, Cadeias de Markov, textos gerados a partir de sincronização automática, técnicas de ocultamento e atentar para traduções automáticas sem revisão humana.

Não use quaisquer tipos de técnicas para incrementar a quantidade de links que direcionam para seu site como compra de links, sítios de links ou links interligados entre páginas de mesma propriedade.

Não use técnicas de cloaking, ou seja, exibir um conteúdo para os mecanismos de pesquisa e outro para os usuários.

Não redirecione os usuários para páginas que tenham conteúdo ou intenção igual a da original.

Não utilize textos ou links ocultos, que são tentativas primárias de enganar o usuário, porém existem diversas variações. Texto com a mesma cor do fundo ou com tamanho próximo a zero, textos localizados fora da área de exibição da página ( com uso de css), links disfarçados com a mesma cor do texto ou com uma letra de um termo maior.  Atenção: Alguns autores utilizam de cores dos links iguais as dos textos por questões estéticas; evite!

Assim como deve evitar criar conteúdo duplicado, Não crie conteúdo similar. Muitos webmaster utilizam pequenas variações nos títulos e palavras chave das páginas para dominarem maior quantidade de pesquisas relacionadas. Não perca tempo com esse tipo de trabalho, invista tempo na criação de conteúdo relevante.

Não copie conteúdo de outras páginas e sites. Alterações leves e alterações na tradução também são cópias a menos que existam modificações substanciais no conteúdo criando um conteúdo original. Se copiar algo faça com uma justificativa coerente e pense em bloquear essa página dos buscadores, citar a fonte e adicionar o atributo canônico.

Os programas de afiliados não são bem vistos pelos buscadores. Não conheço todos os programas para expressar uma opinião.

Cuidado com o uso excessivo de palavras chaves em seu conteúdo. Use as palavras chave para orientar a produção de conteúdo mas crie texto coerente para leitores e não para motores de pesquisa.

Não crie páginas com vírus ou quaisquer tipos de comportamentos maliciosos. Verifique constantemente nas ferramentas de webmaster se seu site pode estar com algum tipo de comportamento malicioso e corrija imediatamente.

Não permita spam ou mensagens maliciosas geradas por usuários de seu site. Monitore os usuários e mantenha seu domínio livre de problemas.

Nunca tente manipular os mecanismos de pesquisa, cedo ou tarde o padrão de comportamento é identificado e penalizado.

Oriente todas suas ações para o usuário mas com uso das práticas recomendadas que são basicamente princípios básicos de construção de sites, as vezes esquecidos ou não utilizados por falta de conhecimento ou preguiça!-)

Para mais informações veja outras fontes:

Download Guia do Google

Recomendo a leitura do documento confeccionado pelo Google de recomendações SEO para iniciantes; Simples, objetivo e em português, não deixe de baixar o Guia SEO do Google Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *