Por que não são exibidos anúncios para pesquisas da Copa no Google?

A Copa do Mundo chegou ( pelo visto vai ter copa sim rs) e as pesquisas sobre o assunto no Google explodiram! Mesmo assim não encontrei nenhum anunciante se aproveitando da oportunidade para expor seus produtos relacionados com esse evento mundial e por isso decidi investigar…

Verifiquei as tendências através do Google Trends para as principais pesquisas relacionadas, que eram copa, copa 2014, fifa e world cup ( para os gringos). Tive ainda o cuidado de remover da pesquisa resultados para Copa airlines que poderiam alterar os resultados.

Os resultados estavam de acordo com a expectativa para as consultas e com principal destaque para o termo em inglês, provavelmente pelo interesse dos gringos que estavam aqui ou chegando.

google trends da Copa do Mundo de 2014

Informações do Google Trends

Nas pesquisas tive a surpresa de ver um onebox do Google super informativo da Copa, com informações dos próximos jogos na própria página de pesquisa. Tenho que admitir que estou usando esse recurso de forma escandalosa nos últimos dias, talvez de forma até compulsiva ( será que estou com toc ?)

pesquisa-google-copa-mundo-2014-722x600

E os anúncios?

Mas estamos aqui para falar de negócios e no Google isso significa anúncios….  Mas onde estão os anúncios? Fiz diversas pesquisas e notei que nenhum anúncio era exibido. Será que os anunciantes simplesmente esqueceram ou o custo estava alto demais?

Depois de pesquisar mais sobre o assunto descobri que isso ocorre devido a Fifa ter solicitado ao Google que não exiba anúncios para esses termos, os quais possuí a propriedade intelectual registrada em órgãos internacionais e nacionais como o INPI.

Registro dos termos pela FIFA

Registro das marcas fa FIFA no INPI

Reivindique sua marca

A Fifa marcou um gol de placa e deu um ótimo exemplo para diversos negócios digitais de como proteger sua marca dos concorrentes. Ok, mas é a Fifa e a Copa do Mundo, blah blah blah … a dúvida era de como fazer isso para sites de meros mortais como eu se algum dia precisar, rs

Investiguei mais um pouco e ao contrário do que pensava descobri que existe um procedimento para solicitar a remoção de anúncios não autorizados sobre marcas devidamente registradas no Google, e o melhor de tudo, o procedimento não é um bicho de 7 cabeças!

O primeiro passo é entrar no Formulário de Reclamação de Marcas do Google e depois completar todas informações solicitadas. Nesse formulário é possível até determinar quem pode fazer anúncios da sua marca, no caso de possuir uma agência terceirizada por exemplo.

Conversei com usuários que já fizeram e todos alertaram que é muito importante informar o número do registro no INPI ( no caso do Brasil).

Google Trademark Complaint Form

Google Trademark Complaint Form

O Juiz deu uma força?

Felizmente não encontrei nenhum registro para o termo Copa, talvez por que não seja tão específico, no entanto o maior beneficiado foi sem dúvida a Copa Airlines.

Todos anunciantes podem anunciar sobre essa palavra chave mas devido ao nome da organização e mais uma série de fatores como assunto, semântica, ancoras em links dentre outros; a Copa Airlines tem ótimo índice de qualidade nessa palavra chave e com certeza tem uma ótima relação custo benefício com esses anúncios.

Fiz mais de 30 pesquisas com variações de região e ip dentre outros e a Copa Airlines sempre aparece em primeiro. Com certeza a Copa ganhou muitos pontos já que seu negócio tem muita similaridade com a Copa, pensando no segmento de turismo.

Pesquisa por Copa no Google

Imagem de pesquisa no Google

Brasil 2014, a bola fora?

Muitos se exaltam quando descobrem que o INPI permitiu o registro do termo Brasil 2014 para a Fifa, e é exatamente esse o motivo pelo qual fazemos pesquisas no Google desse termo não encontramos nenhum anúncio.

Sem dúvida que Brasil 2014 é um termo que remete muito à Copa do Mundo de 2014 no Brasil mas pessoalmente não acredito que seja correto permitir esse tipo de registro… culpa do Google? Não, o Google só acata o que os órgãos competentes direcionam, nesse caso o INPI.

Não tenho uma opinião formada ainda sobre o assunto mas se você tiver ajude na discussão e poste seu comentário abaixo 🙂

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *