Como encontrar clientes com o Google Maps

O Google Maps é um excelente aplicativo de geolocalização, se não a melhor, no entanto com um olhar distinto sobre ele podemos torna-lo numa poderosa ferramenta para captação ativa de clientes, e totalmente grátis!

Introduzir o Maps na utilização em seus esforços de vendas pode reduzir o custo de captação, o tempo perdido da equipe de vendas, sem contar com vendas que podem ser realizadas de maneiras efetivas.

Com um pouco de criatividade veremos como uma prestadora de serviços de limpeza para piscinas conseguiu obter novos negócios e clientes.

Encontre seu local

A cobertura de território sempre deve ser feita das regiões mais próximas, segundo prega a famosa de técnica de vendas do efeito cebola, então o primeiro passo é localizar o seu próprio endereço.

Caso não esteja familiarizado com a técnica de vendas de efeito cebola, devemos iniciar a prospecção de clientes sempre nas regiões mais próximas como forma de reduzir custos e melhorar o tempo de resposta. Deve-se acabar com todas possibilidades nas áreas mais próximas antes de passar para uma área mais abrangente.

localizar endereço de seu negócio no maps

Clique no botão de de visualização de satélite no canto esquerdo inferior do mapa para ativar a localização de satélite.

ativar visualização de satélite no maps

Identifique potenciais clientes

Com a visualização de satélite ativada, diversos detalhes poderão ser identificados facilmente como problemas em telhados, jardins para se cuidar ou piscinas que vão precisar de manutenção.

O trabalho é um pouco manual mas a pesquisa visual vai te indicar os potenciais clientes. Crie uma listagem para e anote todos os endereços dentro de uma área delimitada.

Encontre possíveis clientes com o Google Maps

Marketing neles

Com os endereços devidamente anotados, inicie uma campanha para converter em vendas as oportunidades encontradas.

Envios de folders e o contato direto podem ser uma ótima forma de se aproximar, mas não fique preso dentro das ideias tradicionais. Oferecer uma primeira manutenção grátis ou introduzir seu trabalho antes para os seguranças e ou porteiros responsáveis pode ser ótimas formas de aproximação 🙂

3 respostas
  1. Matheus Bedoni
    Matheus Bedoni says:

    Ótimo artigo. A ideia de pesquisar clientes no google maps é ótima! Só um pouco trabalhosa.

    Na agência onde trabalho Opp.ag, usamos “web crawlers” e fazemos relatórios de contados de determinado seguimento. Exemplo: Alguns clientes da agência fornecem para “lojas de materiais de construção”. Então tabelamos contatos desse segmento (lojas de materiais de construção), de uma determinada região, estado, e até do país.

    O relatório vem com dados interessante para Marketing: Nome da empresa, fone, email, cidade, cep, endereço, website… entre outros. Essa tabela, dependendo do segmento pesquisado e estado, pode chegar a ter mais de 2000 contatos. Com esses contatos fazemos várias ações, Newsletter, mala direta, redes sociais e até, em determinados casos, televendas.

  2. Seo Martin
    Seo Martin says:

    Matheus, com certeza a utilização de web crawlers é excelente ajuda mto… para quem não pode pagar pelo serviço pode começar a maneira mais simples ehehehe

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *