fotógrafa tirando foto

Como evitar uso indevido de suas imagens no WordPress

Se você gastou tempo e ou dinheiro para colocar em seu site aquela foto perfeita, é compreensível que você fique furioso ao ver a sua foto sendo usada indevidamente em outros canais.

Para se proteger não é necessário nenhum conhecimento avançado, basta usar algumas opções disponíveis se o seu site estiver em Wordpress, confira!

Aviso de Copyright

Uma ideia simples é adicionar o aviso de Copyright em seu site e até em seus posts para alertar os usuários.

Muito embora seja uma aviso sério, infelizmente ela não costuma ser muito eficiente, mesmo sabendo dos direitos autorais tem muita gente que copia não importa quais sejam os avisos colocados e por isso vamos passar por soluções mais concisas.

Plugin com proteção de cópia

Um truque muito utilizado é desabilitar o uso do botão direito do mouse que é usado para salvar a imagem pelos usuários.

Além do botão direito também existem outras opções que podem ser desabilitadas como a exibição do código fonte e até evitar as famosas capturas de tela mais conhecidas como print screens.

WP Content Copy Protection é um plugin que faz tudo isso e muito mais, na versão grátis temos destaque para as seguintes funções:

  • Desabilita o uso do botão direito
  • Desabilita a função Drag and Drop de imagens
  • Desabilita a seleção de texto
  • Links das imagens são removidos

Baixe o Plugin

A versão grátis do plugin vem com muitos recursos mas você ainda pode optar por usar a versão pro que é paga e que tem um custo de mais ou menos 10 dólares por site. Nesse caso você poderá  usufruir de muitos outros recursos como a compatibilidade com outras galerias do WordPress e até a proteção de print screen.

Utilização de marca d´água

A utilização de marca d´água é uma estratégia interessante haja visto que mesmo que a imagem seja copiada, a sua marca será preservada e poderá aumentar a sua visibilidade na medida que as cópias forem feitas… em outras palavras é um problema bom para ter rs

Nesse caso se você não criar as imagens com a marca d´água ou já tiver todas elas em seu site, uma ótima alternativa é o uso do plugin Easy Watermark que pode fazer o trabalho árduo de maniera simples e eficiente.

Easy Watermark Plugin

Qual a melhor opção?

Acredito que não existe uma opção ideal mas a opção que se encaixa melhor em seu perfil.

Eu gosto bastante da utilização de imagens com a marca d´água mas muitos proprietários de sites não gostam de usa-la por que ofusca um pouco a originalidade e qualidade da imagem, principalmente em sites de fotografia.

Nesses casos a utilização de plugin para bloquear o conteúdo, inclusive as imagens pode ser uma boa opção mas lembre-se que tudo tem um custo e nesse caso pode ocorrer redução da visibilidade porque sua pasta imagens pode ficar bloqueada dos motores de busca e em alguns casos dificuldades de compartilhamento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *