Obama Ajustando Grava de Criança

Como remover domínios das referências no Google Analytics

Como remover domínios das origens de referência no Google Analytics é uma pergunta muito comum de profissionais do e-commerce, principalmente quando esses dependem de pagamentos externos ao site, mas isso pode ser benéfico para outros tipos de sites também.

Se você já entrou no relatório de referências no Google Analytics e não achou coerente as visitas do paypal por exemplo, você tem razão. Essas visitas são provenientes de sessões que já estavam em seu site e foram direcionadas para o domínio externo somente para efetuar o pagamento… essa discrepância deve ser ajustada para que suas análises sejam precisam e mais eficientes.

“Tráfego de referência é o segmento que chega ao seu website por outra origem, como um link em outro domínio. O Google Analytics reconhece automaticamente onde o tráfego estava logo antes de chegar ao seu site e exibe os nomes de domínio desses sites como as origens do tráfego por referência nos relatórios.” Google

O Analytics faz um trabalho excepcional em identificar o tráfego de referência, no entanto em alguns casos ajustes são necessários e você pode excluir domínios  (ou subdomínios) específicos para que não sejam reconhecidos como origens de tráfego em seus reports do GA

Algumas situações em que isso pode ser interessante:

  • Remover o tráfego do carrinho de compras externo (como paypal ou pague seguro) das referências de seu e-commerce, mantendo as origens corretas para sua avaliação das conversões.
  • Remover um subdomínio usado para mail marketing (a famosa versão no navegador) das referências de seu site, e ao invés de ver um subdomínio como origem de tráfego de referência, visualizar a origem como seu trabalho de mailling.

Como fazer

 Entre na área de Administrador do seu Google Analytics como mostrado na imagem abaixo.

entrar na área administrativa do Anallytics

Entre na propriedade desejada e depois selecione informações de acompanhamento. Algumas opções vão ser exibidas e você deve clicar em Lista de exclusão de referências.

Na sequência basta clicar no botão adicionar exclusão de referência e adicionar o domínio ou subdomínio desejado, um por vez de preferência.

remover referências indesejadas no Analytics

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *