Esconder dados estruturados pode ser considerado clocking pelo google

Exibir dados estruturados só para o Googlebot é Cloacking?

O usuário do twitter ZeNobral questionou John Mueller do Google se exibir os dados estruturados de seu site somente para o googlebot seria uma boa opção e a resposta foi simples e direta.

Sua preocupação era evitar que outros competidores pudessem copiar os dados estruturados de seu website e por isso pensou na alternativa de exibir essas marcações somente para o Google e não publicamente.

Muito embora sua preocupação inicial fosse até legítima, a verdade é que esse tipo de informação não é tão confidencial assim e o pior problema é que como você está mostrando conteúdo diferente para usuários e para o Google, isso é considerado Cloacking.

Lembre-se que o Cloaking é contra as orientações do prórpio Google, e como tal está sujeiro a penalizações pelo seu uso.

Em alguns casos como esse, você pode estar pensando numa estratégia que não prejudica em nada o usuário, no entanto esse é um dos motivos que é tão importante conhecer a fundo as diretrizes de qualidade do Google, para que dessa forma não faça nada sem querer que lhe retorne uma penalização.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *