As Doowway pages são páginas criadas de forma intencional com único propósito de se posicionar melhor nos mecanismos de pesquisa sem oferecer conteúdo diferenciado entre elas ou sem conteúdo de qualidade… é provavelmente a maneira menos compreendida de ser penalizado pelo Google e por isso vamos explicar melhor com ajuda de John Muller. 

A verdade é que a documentação do próprio Google sobre doorway pages é superficial, talvez um pouco confusa, e não deixa claro o que exatamente são, mas recentemente num Webmaster Central Office Hours, John Muller do Google detalhou e explicou um pouco melhor sobre o assunto, jogando um pouco de luz nessa diretriz tão confusa.

Mas o que são essas door waypages?

A alguns anos atrás muitos proprietários de negócios online compravam dezenas de domínios e neles criavam site que no final direcionavam para o mesmo local… sim essas podem ser condiseradas doorway pages mas não somente sites externos… páginas dentro do seu site também podem ser consideradas doorway pages e passíveis de penalização.

Não importante se são páginas internas ou externas, lembre-se que são páginas criadas intencionalmente para se posicionar em pesquisas bem específicas com amplo espectro de palavras-chave, com conteúdo similar ou de baixa qualidade.

Em outras palavras são páginas em que pequenas alterações como meta title, description e até direcionamento de links internos, faz com que elas se posicionem para diversas palavras-chave diferentes mas com conteúdo igual entre elas.

Um dos melhores exemplos é ter diversos domínios ou páginas internas do seu site com conteúdo igual mas direcionadas a palavras-chave diferentes. Agências de turismo já utilizaram muito esse recurso tento páginas com mesmo conteúdo (normalmente sobre a agência) e só mudando o title como por exemplo pacote de viagens Bahia, pacote de viagens salvador, pacote de viagens aspen…

Atente que esse caso só será caracterizado como doorway page se o conteúdo for igual entre elas. Se você tiver conteúdo diferente e de qualidade para as palavras-chave que quer direcionar cada página não será um problema.

Outro exemplo interessante é se você estiver vendendo um produto para emagrecimento e criar diversos sites para se posicionarem para pesquisas distintas e todos eles exibem o mesmo conteúdo ou direcionam para o mesmo site no final.

Exemplo de doorwayp pages com domínios externos

Outro ponto importante é que algumas organizações criam essas páginas para campanhas de links patrocinados, então uma dica importante seria usar canonical tag para a página preferencial ou usar noindex nas variações e continuar usando essas páginas em suas campanhas, mas ao retirar do index do Google você exita penalização orgânica.

 

Similar Posts