Blog

Blog é um sistema de gerenciamento de conteúdo online informativo/discursivo que prioriza a publicação de atualizações, conhecidas como posts, normalmente na ordem cronológica inversa.

O termo weblog foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997 e sua abreviação, blog, por Peter Merholz, que desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog (nós blogamos) na barra lateral de seu blog, em meados de 1999. Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou “blogar”, significando “editar ou postar em um weblog”), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.

A partir da década de 90 com a evolução da internet os sistemas de blog e os conteúdos gerados por eles aumentaram de forma radical e atualmente concentram grande parte do conteúdo online. As ferramentas de blog que eram específicas para essa função se tornaram mais robustas e atualmente gerenciam todo tipo de conteúdo, o que transformou muitas plataformas como o WordPress em ótimas ferramentas para criação de sites.

Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ouáudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.

Nesse vídeo uma ótima explicação um pouco mais intuitiva de Marcelo Tas: