Google alerta novamente não criem campanhas de artigos por links

Google alerta novamente: não criem campanhas de artigos por links

Mais uma vez o Google alertou do perigo sobre a criação de campanhas de artigos com objetivo de obter links, em outras palavras, guest blogguing só para conseguir os preciosos links dofollow.

Em seu comunicado o Google não falou nada de novo mas provavelmente precisou enfatizar esse assunto de novo devido a grande aplicação dessa estratégia… até hoje vejo grandes organizações fazendo uma troca explícita de guest blogguing sem ao menos usarem um nofollow nos links.

Já tive caso de clientes que fizeram exatamente isso e quando falei que era uma estratégia perigosa para conseguir mais autoridade (através dos links) normalmente negam… mas assim que peço para aplicarem o nofollow nos links aparecem milhões de contra argumentações, o que só reforça que os posts são explicitamente para conseguir links que tem por maior objetivo manipular as “regras do Google” para conseguir melhores posicionamentos.

Como regras gerais lembre-se:

  • evite links para seus sites nos seus artigos, principalmente se estiverem com o âncora otimizado para suas palavras-chave de desejo.
  • evite ter o mesmo artigo (ou muito similares) com links publicado em diferentes sites.

Se for iniciar uma estratégia de guest blogging não pense nos links mas nos benefícios de branding e acessos que você pode alcançar… sempre use nofollow nos links direcionados para seu site e se não conseguir aplicar (quando está na assinatura do perfil por exemplo) você pode optar por usar um meta robots index, nofollow.

Punições em massa?

Sim, é exatamente isso que esperamos… o Google não costuma dar muitas informações mas nesse caso que ele tem repetido mais do que uma vez o mesmo artigo provavelmente isso antecede uma grande revisão o que pode ocasionar muitos webmasters chatiados com a queda orgânica.

Barry Schwartz questionou Gary Illyes e Pedro Dias do Google  e em ambos os casos as respostas são bem diretas eheheh.

Google alerta novamente: não criem campanhas de artigos por links

Então fica a dica para vocês que querem começar uma campanha de guest blogging e para quem já fez é melhor correr atrás do prejuízo antes que seja tarde eheh.

2 respostas
  1. Luciano
    Luciano says:

    Isso é feito diariamente por grandes empresas de minha área. Foram criadas agências especializadas na criação de artigos, que só aceitam grandes contas para colocarem links dentro dos artigos. Trabalham com 4 grandes clientes, que possuem atuações similares. Mas dificilmente aceitam os médios e pequenos. Se vai haver punição, como se daria? Pois essas empresas investem no próprio Google uma média de 10K dia

  2. John Martin
    John Martin says:

    Luciano, o correto é que as agencias de atualizem e comecem a inserir os links com nofollow para evitar penalizações

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *