Google: change frequency no sitemap é ignorada completamente!

Google: change frequency no sitemap é ignorada completamente!

Como todos sabem um dos campos de um Sitemap.xml é o de change frequency que em teoria deveria servir para que os mecanismos de pesquisa identificassem a regularidade de atualização de suas páginas e pudessem voltar de forma mais otimizada a elas; mas será que isso ainda funciona?

Com o passar dos anos a grande maioria dos webmasters ou não configura ou configura todas páginas do site com frequência diária, com a intenção de que o Google volte todo dia e possa ganhar algum tipo de benefíco com isso.

Exatamente por esse tipo de comportamento que os mecanismos de pesquisa não tem mais usado esse campo… mas é sempre bom ouvir isso de responsáveis do Google. Recentemente Gary Illyes foi questionado no twitter e a resposta dele é simples e direta eheheh

Pesquisei um pouco mais sobre o assunto e notei que John Muller também já comentou sobre o assunto (aos 29:35 do vídeo) e a opinião dele é a mesma: o Google não leva muito em consideração o change frequency e se você quer gastar tempo fornecendo algum tipo de informação ao Google use o time stamp de última modificação (lasmod).

Muito embora as melhores plataformas do mercado gerem o Sitemap automaticamente sabemos que ainda existem muitos que precisam gerar manualmente, nesses casos a recomendação é não perder tempo com o campo change frequency!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *