Google vai penalizar sites que usam Amp com conteúdo parcial
O Google anunciou oficialmente sites que tiverem oferecendo páginas Amp com conteúdo parcial serão penalizadas e ações manuais serão aplicadas e comunicadas pelo Search Console.
De forma simples e objetiva, as páginas Amp são páginas super leve para serem carregadas da forma mais fácil possível em conexões mobile, principalmente em conexões lentas e por esse motivo muito conteúdo dessa página é descartada como barras laterais e outras firulas visuais.
O problema é que muitos criadores de conteúdo preferem oferecer uma melhor experiência ao usuário com páginas que tenham mais recursos ou simplesmente desejam que o usuário clique em um anúncio na barra lateral por exemplo.
E é exatamente por isso que muitos tem usado um artifício de gosto um pouco duvidoso: suas páginas Amp são configuradas para exibir somente uma parte do conteúdo com um link para fisgar o usuário e direciona-lo para a página com todo conteúdo, e provavelmente com pop-ups, barras laterais e outros artifícios. Veja o exemplo da NBC no vídeo abaixo:
Some publishers are strategically using AMP to appear in organic results, and still drive visitors to their own domain. #amp @rustybrick pic.twitter.com/HbBQGxchz2
— Will Jacobsen (@WillieJay22) September 2, 2017
A recomendação aqui é se manter restrito na função da página Amp que é oferecer o conteúdo integral para o usuário de forma rápida e concisa, sem nenhum artifício para direcionar os usuários para outra versão.
Newsletter
Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada e ser avisado sobre lives e novos conteúdos!
Cursos
Mais da Agência SEO Martin
Conheça os principais serviços oferecidos pela Agência SEO Martin.