Termos do Glossário do Seo Martin que começam com a letra C.

CPC – Custo por Clique

CPC sigla em inglês que em português significa lances de custo por clique , é comumente usado no adwords em outras plataformas de anúncios em mecanismos de pesquisa.

Você paga a cada clique em seus anúncios. Para campanhas de lances de CPC, você define um lance máximo de custo por clique (ou simplesmente “CPC máx.”) que é o maior valor que você deseja pagar por um clique em seu anúncio (a menos que você esteja definindo ajustes de lance ou usando o CPC otimizado).

  • Seu CPC máx. é o valor máximo que você normalmente pagará por um clique. No entanto, frequentemente você pagará menos (às vezes, muito menos). Esse valor final que você paga por um clique é chamado de CPC real.
  • Se você inserir um lance máximo de CPC e alguém clicar em seu anúncio, esse clique não custará mais do que o valor do lance máximo de CPC definido.
  • Você escolhe entre lance manual (você escolhe seus valores de lance) e lance automático (permite que o Google defina lances para tentar receber o máximo possível de cliques dentro do seu orçamento).
  • O sistema de preços de CPC também é conhecido como pagamento por clique (PPC, na sigla em inglês).

Conversão

A conversão é o nome dado a qualquer tipo de objetivo alcançado em um projeto web, seja ele a venda de um produto no e-commerce ou o envio de um formulário de contato.

Existem diversos tipos de conversões que podem ser monitoradas, desde as conversões de anúncios no Adwords até as conversões de vendas on-line pelo Google Analytics ou aplicativos similares.

O mais comum é a análise através do Google Analytics, e o primeiro passo para analisar as conversões no nele são através da criação de metas, veja o vídeo abaixo de como começar:

CMS

Cloaking

Cloaking é uma técnica para exibir conteúdos diferentes de uma mesma URL para visitantes específicos do site, assim como para mecanismos de pesquisa. Os visitantes podem ser classificados por tipo (Web Crawler ou Human User) ou por localidade (região do mundo ou Endereço IP). Existem 3 principais métodos de cloaking:

  1. Cloaking Por User-Agent: Detecta o user-agent e o classifica.
  2. Cloaking Por IP Delivery: Entrega um conteúdo diferente para um usuário de IP específico.
  3. Cloaking Por Geo-Targeting: Entrega um conteúdo diferente para usuários dentro de uma faixa de IPs que delimitam uma região do mundo específica.

Por ter sido usada para manipular resultados de buscas orgânicas, é considerada uma técnica de Blackhat pelos principais buscadores do mundo e está sujeita a penalizações por partes dessas entidades. Redirecionamento e frames usados de forma errada, podem ser uma das maneiras mais comuns de se praticar o cloaking, inclusive sem querer.

Para entender mais sobre Cloaking indico esse vídeo de Matt Cutts que explica de forma simples e objetiva sobre o assunto.