Termos do Glossário do Seo Martin que começam com a letra T.

Taxa de Rejeição

Taxa de Rejeição, também conhecida pelo termo em inglês de Bounce Rate, é o percentual de sessões de página única, ou seja, sessões em que o usuário deixou o site a partir de uma página de entrada sem interagir com outras páginas.

Há vários fatores que contribuem para uma taxa de rejeição elevada. Por exemplo, os utilizadores poderão abandonar o seu site logo na página de entrada devido a problemas de design ou de utilização do site. Em alternativa, os utilizadores também poderão sair do site após a visualização de uma página se encontrarem as informações de que precisavam nessa página e não precisarem ou não estiverem interessados em visitar outras páginas.

Nem sempre a taxa de rejeição do site é um sinal ruim, muitas vezes os usuários simplesmente saem do site pois conseguem a informação que desejam de forma simples e objetiva. Sempre é necessário aprofundar as análises sobre essa métrica, mas de maneira geral quanto menor for melhor. Abaixo a tela de visão geral do público alvo do Google Analytics com a taxa de rejeição em gráfico e com o número médio dos últimos 30 dias.

Tela do Analytics com Taxa de Rejeição

TrustRank

TrustRank é uma técnica de análise de links que é utilizada por mecanismos de pesquisa para posicionar de forma mais relevantes seus resultados para os usuários.

De forma simples e objetiva o TrustRank se diferencia de outras análises de links como o PageRank, por definir alguns sites iniciais de confiança com ajuda da análise humana. A partir desse ponto, o nível de confiança em seu site é diretamente proporcional a quão próximo em links seu site está dessas fontes confiáveis iniciais.

A técnica é mais apurada e também leva em consideração a análise inversa, conhecida como Anti-Trust Rank, que é a distância que seu site está de fontes não confiáveis (spam)… dessa forma quanto mais próximo em links seu site está de um site não confiável, menos confiável ele é… isso vale também para determinar as fontes confiáveis.

A técnica foi desenvolvida por pesquisadores Zoltan Gyongyi e Hector Garcia-Molina ( da Universidade de Stanford) em conjunto com Jan Pedersen do Yahoo! e foi publicada em 2004, se desejar aprofundar os estudos recomendo que leia o artigo completo em pdf  Combating Web Spam with TrustRank.

Principais Fatores do TrustRank

  • Definição inicial das fontes confiáveis.
  • Links de entrada e saída, em termos quantitativos e qualitativos.
  • Idade de um site… quanto mais antigo melhor.
  • Tráfego do site, quanto mais melhor.
  • Conteúdo único e não copiado.
  • Atualização do site.
  • Número de páginas indexadas.

O TheGeekPub fez uma ótima explicação que pode ser vista no vídeo abaixo: