seo martin em podcast

NOVO EAT do Google – Vida longa ao EEAT (Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust)

Martin e Casagrande comentam sobre o novo E de experiência adicionado no EAT do Google que agora é a abreviação para Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust.

EEAT é a abreviação para Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust. Em português, podemos traduzir para Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança. Atualmente, esses são os pilares que o Google considera ao avaliar o conteúdo de uma página e entender se as informações são úteis e relevantes.

O termo EAT surgiu em 2019, mas em dezembro de 2022 o Google anunciou a adição de mais um “E” entre os pilares, representando a Experiência. Segundo o buscador, o pilar que está hoje no centro de tudo é a Confiança.

Claro, o conceito de E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trust – Experiência, Especialização, Autoridade, Confiança) é uma evolução do conhecido E-A-T, com foco adicional em “Experiência” e um destaque especial para a “Confiança” como o elemento mais crítico.

Pontos principais:

  1. Confiança (Trust) é o elemento central. Sem ele, a especialização ou experiência não importam. A confiança é especialmente crítica em áreas YMYL (Your Money Your Life), onde a falta de informações confiáveis pode ter graves consequências.
  2. Experiência (Experience) diz respeito ao conhecimento prático ou vivência que o criador de conteúdo tem sobre o tópico em questão. Isso pode ser avaliado por meio do uso pessoal de um produto ou serviço, por exemplo.
  3. Especialização (Expertise) e Autoridade (Authoritativeness) ainda são fundamentais, mas agora são vistos em relação à Confiança e Experiência. Diferentes tópicos requerem diferentes níveis e tipos de especialização para serem confiáveis.

Como Avaliar:

  1. Autoavaliação: Verifique o que o site ou o criador do conteúdo diz sobre si mesmo, frequentemente encontrado na página “Sobre nós”.
  2. Avaliação de Terceiros: Procure avaliações independentes, referências e artigos de notícias sobre o site ou criador do conteúdo.
  3. Conteúdo Visível na Página: O próprio conteúdo da página (incluindo seções como comentários e avaliações) também pode fornecer evidências de E-E-A-T.

O E-E-A-T serve como um guia abrangente para avaliar a qualidade da página e é útil tanto para os algoritmos de classificação como para os criadores de conteúdo que buscam entender como melhorar sua presença online.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada e ser avisado sobre lives e novos conteúdos!

Mais da Agência SEO Martin

Conheça os principais serviços oferecidos pela Agência SEO Martin.

Posts Similares