Parâmetros de Url no Google Search Console

Parametro de URL no Search Console é uma Bazuca segundo Google

Dentro do Google Search Console existe a opção de parâmetros de url (fica na área de rastreamento) e muito embora já tenha falado para muitos clientes e alunos tomarem cuidado e não mexerem se não entenderem completamente como funciona, isso acaba acontecendo e depois precisamos arrumar o estrago rs.

Normalmente muitos acabam ajustando sem conhecimento encorajados pela crença popular de que esses parâmetros são somente uma leve dica para o Google compreender melhor seu site.

Parâmetros de Url no Google Search Console

Para quem não conhece, é possível através do Search Console informar ao Google qual o comportamento de cada parâmetro em seu site, como por exemplo se ele altera ou não o conteúdo da página e caso positivo se somente organiza ou restringe esse conteúdo. Você pode ajustar cada parâmetro de forma individual se desejar.

Parâmetros de Url no Google Search Console

 

No entanto Gary Illyes do Google confirmou que esse ajuste não é somente uma dica ou informativo para o Google mas na verdade são diretivas, em outras palavras, são basicamente uma bazuca em termos de SEO… Gary fala em big gun mas ajustei para bazuca rs.

A configuração incorreta dos parâmetros pode resultar na saída de páginas do índice. Por isso, não recomenda-se que você use esta ferramenta a não ser que seja necessário e que tenha conhecimento pleno do assunto até porque a exclusão incorreta dos URLs pode resultar no desaparecimento de muitas páginas que se posicionam e trazem um precioso tráfego para seu site através do Google.

3 respostas
  1. Jef Coelho
    Jef Coelho says:

    Legal sua matéria, mas e quando o próprio Search Console te diz para não fazer isso? Essa é a msg que aparece no meu:

    Parâmetros de URL
    No momento, o Googlebot não enfrenta problemas com a cobertura de seu site. Portanto, você não precisa configurar os parâmetros de URL. A configuração incorreta dos parâmetros pode resultar na saída de páginas do seu site de nosso índice. Por isso, não recomendamos que você use esta ferramenta, a não ser que seja necessário.
    Use este recurso somente se você tiver certeza de como os parâmetros funcionam. A exclusão incorreta dos URLs pode resultar no desaparecimento de muitas páginas na pesquisa.

  2. Felipe Silva
    Felipe Silva says:

    Um dos primeiros pontos a analisar, são os exemplos de URL que o Search Console mostra.
    Analisar um a um e definir se realmente aquelas URLs não devem ser indexadas.

  3. John Martin
    John Martin says:

    Oi Jef, quando aparece essa mensagem do Google a melhor opção é não mexer nos parâmetros pois ele já entendeu perfeitamente os parâmetros 🙂

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *