Assistindo Netflix jogado no sofá

Seo Letter #114 – Edição Junho de 2016

Segundo pesquisa da CordCutting gastamos mais tempo no Netflix do que com nossos amigos, leitura e se exercitando, tudo junto e misturado… se tá assim normalmente imagina em Junho que começa com muita chuva e temperaturas abaixo da média rs.

De qualquer jeito o solstício avisa que o inverno chegou pra valer mas nos dias dos namorados as temperaturas devem subir rs, pelo menos no e-commerce, que tem nessa data grande expectativa de receita, diferentemente do mercado offline que sofre com a crise por todos os lados.

Sem dúvida que as organizações que souberam direcionar seus esforços para o online colhem os frutos agora enquanto o mercado offline afunda como nunca… veja o exemplo da Magazine Luiza que já tem 22% de seu faturamento provenientes do e-commerce.

Fique Atento

Como não existe e-commerce sem o Google, a indústria de SEO não para de crescer e atualmente já vale mais de US$ 65 bilhões… e não é para menos, qualquer operação que se preze precisa ter esforços de otimização já que somente em 2015 o Google penalizou 500 sites por hora e você não quer ter o seu site penalizado pelo Google certo?

Além de evitar penalizações é muito importante estar a par de todas atualizações que podem minar seus esforços orgânicos, e nesse mês acredito que a iniciativa do Google Chrome bloquear o Flash por padrão pode ser uma baita preocupação.

Muito embora os sites em flash já não fossem recomendados, ainda era possível usufruir deles – mas agora acabou a festa, se você tem um site em flash tem que pensar em atualizar para ontem!

Pesquisa por Voz

A conferência Google’s I/O Developer trouxe muitas novidades e principalmente nos mostrou o quão importante vai ser a busca por voz em um futuro não muito distante.

No presente já é possível ver o enorme aumento da pesquisa por voz, principalmente nos últimos 6 meses como mostra a pesquisa da MindMeld. Provavelmente as buscas naturais vão abrir novas oportunidades para criarmos e otimizarmos melhor nossos conteúdos.

Utilização da busca por voz

Fonte: MindMeld

Novos Tamanhos das Snippets do Google

Mas no Mundo Seo o que mais causou burburinho no segmento foram os testes do Google com novos tamanhos de títulos e metas descrições. Muito embora John Muller confirmou que os novos tamanhos para títulos e meta descrições eram apenas testes o que notamos através de outras verificações é que realmente houve mudanças.

John Muller confirma testes do Google

De maneira simples e objetiva a maioria dos testes confirma que a largura aumentou de 512 pixels para 600 pixels nas snippets do Google, o proporcionando mais possibilidades para o trabalho de de palavras-chave nas snippets.

Novo tamanho nas Snippets do Google

Fonte: Moz

Mas não fique ansioso e saia atualizando seus títulos e meta descrições correndo, a atualização pode ser mais suil do que aparenta. Atente que a largura dos Snippets são em pixels e como cada letra possuí tamanho diferente ( W ocupa mais espaço do que l) o aumento não foi tão significativo assim.

Outro ponto importante que diferentes estudos mostram que existe uma variação entre cada tipo de pesquisa, ou seja, as informações não estão 100% consolidadas e vale a pena esperar um pouco mais para evitar retrabalho.

Na pesquisa de corte de títulos realizada pela Moz, parece que 63 caracteres é o número mágico; mas se optarmos por uma zona de segurança (devido ao problema de caractere vs pixel) acredito que manter os títulos no limite de 58 caracteres pode ser uma estratégia interessante, muito embora em alguns casos (uns 10%) pode existir a quebra.

Se preferir ser mais conservador opte por 55 caracteres com 95% de chance de não ser cortado ou 48 caracteres com 99% de chance… se quiser ter certeza a melhor opção é mensurar em pixels mesmo.

Pesquisa Tamanho Snippets Google

Se formos considerar somente caracteres, a recomendação anterior de 55 teve ligeiro aumento para 58 caracteres… são somente 3 letras a mais para você ser muito criativo, no entanto parece que as palavras que eram cortadas no meio agora somem por completo se passarem do limite, ou seja, quanto mais conservador melhor nesse novo cenário.

Menos barulho mas super importante

Com menos barulho que os novos snippets, os Rich Cards e a consolidação de dados de diversas propriedades no Google Search Console são dois pontos importantes que podem ser super aproveitados em seus esforços de otimização.

A consolidação de dados pode trazer diversos insights poderosos para suas análises e a utilização dos Rich Cards pode lhe dar uma boa dianteira enquanto ninguém usa e poucos sabem o que é… quem larga na frente sempre tem vantagem então vale a pena estudar.

Frase do Mês

Há sete anos o e-commerce era uma aventura, hoje ele representa sobrevivência” Mariano Gomide, fundador e co-CEO da VTex

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *