Seo Letter #115 – Velocidade Mobile, Authorship e SEO AI

Muito embora Julho seja o mês oficial das férias, o mundo do marketing digital não tem vida fácil nem descanso, e começamos a segunda metade do ano com muitas novidades e diversos pontos de atenção.

Enquanto por um lado um advogado Robô já venceu mais de 160 mil apelações de multas de trânsito, por outro vimos nas machetes de toda web um Robô sendo capturado após escapar em busca de liberdade… uma lágrima acabou de cair de meus olhos snif snif.

Robô é capturado após escapar em busca de liberdade

Para muitos foi uma jogada de marketing mas pessoalmente acho que é um aviso para termos atenção do quanto a inteligência artificial está evoluindo, a mesma inteligência artificial que está mudando o mundo SEO mais rápido do que você imagina, e talvez mais rápido do que possamos imaginar de verdade.

O gráfico abaixo mostra a evolução humana e o aumento vertiginoso provocado pela tecnologia em nossas vidas… o grande problema é que temos uma limitação de visão para o futuro e só visualizamos o lado esquerdo da evolução… exatamente por isso que acredito que o salto que teremos nos próximos meses será inimaginável.

desenvolvimento humano com a tecnologia

Velocidade e Mobile

Muito embora Mahatma Gandhi já tenha citado que “A vida merece algo além do aumento da sua velocidade” parece que o Google não concorda muito com isso rs – e foi confirmado que o buscador vai atualizar o fator de velocidade das páginas para analisar especificamente o mobile… ou seja, a partir de agora não basta ter um site mobile, mas é necessário ter velocidade no mobile.

Com certeza vai ser mais um sacrifício para muitos desenvolvedores mas como é um caminho sem volta, mãos as obras com sites que não podem nem pensar em ser retardatários.

Já que falamos em velocidade, sempre é bom lembrar que não apenas no mobile mas no desktop a velocidade é fator determinante, veja o exemplo da Amazon e entenda como 1 segundo pode custar US$ 1.6 Bilhões para em Vendas.

1 segundo pode custar US$ 1.6 Bilhões para em Vendas para a Amazon

Authorship pro Brejo

Gary Illyes do Google confirmou que não se usa mais a Marcação de Autor (authorship markup) para posicionamento no Google.

Sim, isso significa que aquele monte de horas que você ficou tentando colocar a sua carinha na Serp do Google foi para o ralo e provavelmente eles nunca mais vão usar isso.

Se você ainda tem a marcação no seu site talvez faça sentido manter, nunca se sabe se o bipolar Google vai voltar atrás, mas se você está começando um site novo definitivamente não gaste seu precioso tempo com isso!

Novos Domínios para SEO

Com as novas terminações de domínios disponíveis como .LOVE, .NEWS dentre tantas outras já começou a corrida enlouquecida para registrar novos domínios em busca do SEO perdido…

Mas se você já registrou centenas de novos domínios atenção: John Mueller do Google confirmou que palavras-chave na TLD de seu domínio são ignoradas para posicionamento, em outras palavras, se você comprou somente por questões de SEO, talvez não tenha sido um bom negócio rs.

De qualquer jeito um bom domínio sempre pode ajudar, mas registre com moderação eheheh.

Planejador nunca mais será o mesmo

Se você conhece um pouco de SEO ou SEM sabe da importância que o planejador de keywords do Adwords tem para o estudo de palavras-chave, o que talvez não saiba é que a partir de agora a ferramenta está menos precisa.

Aparentemente o Google começou a combinar termos relacionados, ou seja, não conseguimos mais visualizar a quantidade exata das variações de palavras e isso pode nos dar uma impressão falsa dos volumes buscados.

Bom senso, muitos cálculos e outras ferramentas de palavras-chave (Semrush Neles) serão cada dia mais importantes.

Estudo dos Fatores On Page

Talvez nesse mês a informação mais importante tenha passado despercebida. A ahrefs disponibilizou estudo sobre como os fatores on page se correlacionam com as posições do Google.

Sabemos que correlação é diferente de causa mas essas informações podem nos dar insights importantes para melhorarmos nosso trabalho de SEO. Alguns pontos me chamaram mais atenção:

  • A idade de publicação de uma página parece ser bem importante, talvez o Google analise o tempo mas acredito que páginas mais antigas tenham mais juice de links.
  • Quantidade de conteúdo também se mostrou bem forte e vai de acordo com nossas expectativas
  • Me impressionou que os compartilhamentos sociais estejam pareados com o https; Https neles na dúvida!

Deixe de lado a preguiça de ver só o gráfico e tente ler o estudo completo que foi muito bem conduzido e tem ótimas informações!

Fatores On Page Vs Posicionamento no Google

Frase do Mês

“O Deep Blue derrotou o campeão mundial de xadrez, mas não sabe que tem que entrar em casa quando começa a chover” Marvin Minsky… “Ainda” Martin

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *