Show do Milhão ou Captcha?

Seo Letter 123 – Captcha do Milhão, Schema Jobs, Fragmentos, Dmoz e muito mais

O carnaval acabou e no Brasil o ano começou… com um pequeno atraso diga-se de passagem mas com muito mais alegria e amor no coração.

Muitos e-commerces sentiram o peso do carnaval tardio mas a promessa é que depois do feriado e do dia de pagamento, tudo voltará ao normal e teremos a expectativa de um ano incrível para o segmento que tem perspectiva de grande crescimento em 2017.

Mas não tem como crescer sem o tráfego orgânico, diga-se de passagem do Google, estar antenado com as atualizações e notícias mais importantes é essencial… sem mais delongas vamos as mais impactantes dos últimos dias!

O CAPTCHA das notícias

O Google ja admitiu que vai combater notícias falsas e sites que não moderam comentários de seus usuários, mas talvez por esse ele não esperava.

NRK (emissora pública de televisão e rádio da Noruega) teve uma grande sacada e saiu na frente dos demais, resolveu implantar uma espécie de quiz para que seus leitores possam comentar nas matérias publicadas em seu site.

Para ter acesso aos comentários, o internauta precisa responder três perguntas de múltipla escolha sobre o assunto da matéria e provar que pelo menos leu o artigo, e não entrou somente para copiar e colar algum comentário Spam.

Se a moda pegar daqui a pouco teremos o Captcha Show do Milhão!

Novo Captcha para notícias?

Metade das pimeiras colocações serão Https em breve

Pete Meyers da Moz identificou o crescimento das primeiras colocações do Google que utilizam https e já previu que 50% das primeiras posições usarão https até junho.

Muito embora possamos pensar que os outros 50% ainda são http, temos um crescimento expressivo e contínuo o que nos leva a pergunta: “devo pensar no ganho com Https ou na perda sem ele?”

 

Panda até na Arquitetura do Site

John Mueller confirmou (aos 8:54) do vídeo abaixo que o algorítimo Panda do Google leva em conta a qualidade do site, e exatamente por isso que também leva em consideração a arquitetura do mesmo.

Em outras palavras, se você não penseu na arquitetura do site quando o criou nunca é tarde para isso, até porque pode render bons frutos e evitar penalizações.

 

Schema Jobs

Aaron Bradly, figurinha carimbada no mundo da otimização de sites, encontrou na documentação do Google a indicação (sem muita informação) das marcações Schema Job (empregos).

Isso sugere que logo mais, marcações estruturadas para empregos estarão disponíveis e possivelmente poderão exibir rich snippets no Google, um prato cheio para sites de empregos ganharem uma vantagem competitiva na serp.

 

Google Schema Jobs

 

Tempo de Carregamento Vs Crawl Budget

Já discuti muito da importância do tempo de carregamento como uma (das muitas) formas de otimizar o tempo de leitura do Google (crawl budget), principalmente em sites grandes como e-commerces e market places.

Recentemente vi os dados de Rasmus Sørensen onde ele conseguiu reduzir o tempo de carregamento em 50% e resultou num aumento monstro da leitura do Google, vide imagem abaixo.

Talvez o servidor dele estivesse com uma velocidade muito ruim mas esses dados mostram claramente que existe uma relação entre a velocidade de seu site e a quantidade de dados que o Google vai ler do mesmo.

Então se você quer mais atenção do gigante de Mountain View seja rápido rs

Tempo Carregamento e Leitura no Google

 

Google: Pare de usar URL com fragmentos

O Google definitivamente quer que você pare de usar urls com fragmentos em seu conteúdo.

Atente na resposta que John Mueller ofereceu a um usuário que perguntou se o Google viria a suportar os fragmentos algum dia… de forma resumida a resposta foi um sonoro não!

Tudo bem que a pergunta foi com relação ao “buscar como o Google” no search console mas esse é um indício claro de que se você está pensando em ter um site em ajax com muitos fragmentos talvez não seja uma boa ideia ehehe.

Atenção ao construir links com ajuda de Concursos

John Mueller afirmou mais ou menos nos 31 minutos desse vídeo que o Google vai avaliar melhor a obtenção de links através de concursos.

Ele disse que que talvez essa estratégia não seja “clean” o suficiente e talvez muitos que fazem isso só estão fazendo para obter links, sem nenhuma outra intenção como ganho em branding por exemplo.

Talvez a sacada seja entender se você trava o usuário a concorrer em troca do link ou não… então se for fazer um concurso não obrigue seus usuários a linkarem de volta, fair play please!

Após 18 anos Dmoz está indo embora

Após 18 anos de existência, o Dmoz, um dos mais antigos e confiáveis diretórios na internet confirmou que está fechando as portas em amrço desse ano.

Home page Dmoz em 2017

Muito embora eu tenha ficado #chateado, talvez seja somente a nostalgia falando mais alto.

Temos que levar em consideração que a grande maioria dos diretórios perdeu sua real utilidade para os usuários na medida que o Google encontra qualquer coisa 10 vezes melhor e mais rápido… de qualquer jeito #RIP_Dmoz!

“Quero o topo, faço qualquer coisa para chegar lá. Até dançar rumba vestido de havaiana, se for preciso” Silvio Santos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *