Matt Cutts Sai do Google

Seo Letter 122 – Carnaval e Duck Chegando, Amp, Operadores Boleanos, Spam de Usuários e o Adeus do Matt

O caldo tá engrossando e o frevo já está esquentando… no mês do carnaval as compras online começam a subir novamente e quem estiver com os motores aquecidos no e-commerce já começa na dianteira.

No mercado de busca notei uma ascensão (já prevista) do mobile que surge com muitas novidades desde o início do index mobile até o fortalecimento das páginas AMP que agora aparecem mais vezes e em situações que antes não eram exibidas.

A expectativa de 2017 sero ano mobile deve ser superada facilmente…

O Google também mandou seus recados e o primeiro foi a remoção do operador link com intenção clara de evitar direcionamento na construção de links, muito embora você provavelmente já esteja usando outro recursos para bisbilhotar os links de seus concorrentes ehehe.

Também teve puxão de orelha para os proprietários de sites que não investem tempo para manter a qualidade do site, principalmente quando deixam de moderar comentários e tópicos em seus fóruns…  normalmente depois dos puxões de orelha é que as penalizações começam, ou seja, se você tem milhões de comentários sem moderação é melhor correr atrás e arrumar antes de qualquer penalizaçao.

Sem mais delongas vamos analisar os principais pontos:

DuckDuckGo Chegando

O DuckDuckGo, buscador conhecido por respeitar sua privacidade, ultrapassou a marca de 10 bilões de visitas desde sua estréia… o número que mais impressiona é que 4 bilhões de pesquisas foram feitos somente em 2016, o que dá para ter uma ideia de quanto ele cresceu ehehe.

Muito embora esteja bem longe de chegar a assustar o Google sempre é bom mantermos os olhos bem abertos até porque o ninguém se lembra qual foi o site mais visitado em 1999… só por curiosidade foi o do buscador Lycos que acabou sendo enterrado na história pelo Google…. será que o patinho pode um dia enterrar o Google? Veremos ehehe

 AMP Dominou as Notícias no Mobile

Segundo a RankRanger Reports, as páginas Amp representam atualmente 70% do dos resultados do Google quando em dispositívos móveis, veja no gráfico abaixo como o crescimento foi estarrecedor no último mês.

Se você tem um site ou portal de notícias a utilização das páginas aceleradas passam a ser de utilização obrigatória.

Além das páginas Amp, também notamos um aumento do carrousel nas pesquisas mobile com o AMP…mais um motivo para usar!

A discussão dos redirecionamentos

Praticamente mais de um ano que existe uma grande discussão aberta no Twitter: o quanto redirecionamentos 302 transferem pagerank.

Muito embora John Muller do Google já tenha deixado claro seu ponto, parecia que a turma da Moz não concordava e após literalmente uma cutucada, atualizaram suas orientações no site.

O que a Moz falava antes:

O que a Moz fala agora:

Resumo:

Muito embora o Google afirmou que ele trata redirecionamentos 301 e 302 de forma igual, a turma do Moz reforça que isso ocorre não exatamente em todos os casos, e aparentemente o Google escolhe quando tratar igual ou não.

Na dúvida use o velho e bom redirecionamento permanente 301!

Rip Link Operator

Um ano após o Google afirmar que o operador de link estava firme e forte no ar ele foi aposentado… Foi confirmado oficialmente que ele não funciona para despespero dos construtores de links e especialistas de Seo de plantão ehehe

Muito embora o Google exiba resultados para quando você o utiliza, os resultados serão totalmente errados.

Se você não lembra, o link operator ou operador boleano de links era um código de ação utilizado na pesquisa do Google para identificar links que apontavam para determinado site ou resultado.

Outros Operadores Boleanos

Muito embora esse assassinato do operador link tenha sido dolorido, ainda restam outros operadores boleanos que você pode usar seja para sua pesquisa ou para seus esforços de seo.

Talvez um dos mais usados para quem está nesse segmento seja o operador site, que exibe os resultados de um domínio ou subdomínio específico.

Proteja seu Site Contra Spam de Usuários

O Google engrossou a voz e deixou claro que é responsabilidade dos webmasters de monitorar e moderar os conteúdos gerados automaticamente por seus usuários como comentários e fóruns dentre outros. Provavelmente isso vai começar a pesar mais na hora de colocar você entre os primeiros e últimos das pesquisas eheheh

Muito embora para sites pequenos seja viável fazer uma revisão mais personalizada, isso fica impossível se você já tem algumas dezenas de usuários, então seguem algumas dicas:

  • Sempre mantenha seu aplicativo de Fórum (buddypress) e contra Spam (akismet) atualizado
  • Use o Captcha para evitar conteúdo gerado automaticamente por robôs
  • Bloquei automaticamente comportamentos suspeitos como por exemplo muitos posts em um período muito curto de tempo de um mesmo autor ou muito tráfego de um mesmo IP.
  • Verifique visualmente os principais colaboradores, por exemplo, os que mais postam em seu fórum
  • Considere desabilitar algumas funções como por exemplo comentários em tópicos muito antigos que provavelmente já estão resolvidos.
  • Use todos os recursos possíveis de moderação como por exemplo, exibir que o usuário seja cadastrado com double optin in antes do primeiro comentário; ou o primeiro comentário do usuário ter que ser aprovado por um admistrador
  • Ferramentas de denúncia para que os próprios usuários consigam ajudar na moderação
  • Use atributo “nofollow” padrão para links de comentário e do fórum

Menção honrosa a Matt Cutts

Provavelmente vamos sentir falta da cara mais amigável do Google quando o assunto era SEO… Matt Cutts informou no mês passado que caiu fora do Google de verdade (tava num chove e não molha até então).

Além de ser um dos 100 primeiros funcionários do Google, Matt era a figura que todos recorriam quando tinham dúvidas de SEO, tanto que até hoje seus conteúdos de anos anteriores ainda são super válidos e citados no ambiente digital.

Seus vídeos tutoriais são praticamente o ensino fundamental (junto com Seobook) de quem está fazendo SEO por algum tempo eheheeh

De qualquer jeito talve fosse a hora dele seguir em frente mas com certeza sentiremos saudades e ele não será esquecido tão cedo.

Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito “Machado de Assis”

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *