O que são Sites de Busca

Sites de Busca, também conhecidos como mecanismos de pesquisa ou motores de busca (search engines), são sites que permitem realizar buscas por sites, documentos,  imagens, vídeos e outros conteúdos disponíveis na internet.

Na era da informação, se você não é encontrado por um mecanismo de pequisa (Google) você praticamente não existe.

E os buscadores são tão importante atualmente exatamente pela sobrecarga de informação. Segundo Eric Schmidt,  “A cada dois dias, nós criamos tanta informação quanto criamos do início da civilização até o ano de 2003” e isso é uma loucura.

Veja o gráfico do The Washington Post sobre o crescimento da quantidade de dados armazenados… a partir da era digital a quantidade de informações armazenadas literalmente explodiu.

Quantidade de Informação Criada

Com tanta informação é praticamente encontrar algo sem a ajuda de um mecanismos de pesquisa, em outras palavras o Google rs.

De acordo com sua natureza, os sites de busca podem ser chamados de genéricos ou horizontais.

Tipos de Buscadores

Os buscadores podem ser classificados tecnicamente como horizontais o verticais.

Buscadores Horizontais

Os sites de busca horizontais realizam pesquisas sobre todo tipo de conteúdo ou informação através da World Wide Web, diretórios ou em banco de dados proprietário ou público.

Podemos citar como exemplo o Google como um site de pesquisa horizontal. Repare que ao entrar no Google e efetuar sua pesquisa o mesmo exibe resultados consolidados de páginas web, imagens, vídeos, dentre outros… praticamente tudo, e o usuário ainda pode pesquisar por tipo de pesquisa.

Google Pesquisa Tudo

Buscadores Verticais

Os sites de buscas verticais ou especializados, realizam pesquisas especializadas para um tipo de conteúdo específico, como vídeos, comparação de preços, blogs e  comunidades; ou ainda para um segmento de mercado, como automóveis, serviços, imóveis, turismo dentre outros.

Podemos citar o Youtube como um site de busca vertical ou especializado por que ele efetua pesquisas somente dentro de sua base de dados que é 100% de vídeos.

Youtube Buscador Vertical

Principais Sites de Busca

Devido a grande fatia de mercado que o Google ocupa no Brasil e no mundo, ele já virou até verbo, vide termo Google no Dicionário Oxford.

Atualmente o Google detém em torno de 95% do mercado de buscas no Brasil, seguido por Bing e Yahoo. Um ponto importante é que os relatórios tradicionais não exibem informações de buscadores verticais como o Youtube, e se ele fosse considerado seria o segundo colocado, inclusive na frente no Bing; Que vergonha Microsoft rs.

Market Share Buscadores no Brasil

Pense fora da Caixa

Muitas vezes usamos um aplicativo na web ou em nossos celulares e nem imaginamos que possam ser mecanismos de pesquisa.

Um que gosto bastante é o Shazam; poucos lembram o que ele realmente é…. um ótimo mecanismo de pesquisa. Para quem não conhece, o Shazam é um aplicativo que consegue reconhecer um som no ambiente e nos dizer quem é o artista e o nome da música.

Nesse caso o Shazam é um buscador de áudio, ou mecanismo de pesquisa de áudio, onde a entrada não é por digitação e sim pelo som,  mas de qualquer jeito, através do áudio ele efetua uma pesquisa em sua database por resultados que coincidam com a pesquisa, e fornece opções como link do vídeo no youtube ou página da letra do som.

celular com tela do Shazam

Shazam é um mecanismo de pesquisa de Áudio

Direcionamento da otimização para mecanismos de pesquisa

E quando falamos em otimização para mecanismos de pesquisa (SEO), é necessário entender que a otimização pode ser feita com foco em qualquer um dos mecanismos de pesquisa do mercado.

Normalmente o foco é o Google devido à sua abrangência e por ser tão dominante no mercado, no entanto se você tiver um banda, não vale a pena otimiza-la para que seja reconhecida pelo Shazam quando alguém gostar e tentar descobrir de quem é o som?

A otimização também pode ser feita para os mecanismos de pesquisa das redes sociais, das lojas de aplicativos e de muitos outros tipos de buscadores, cada uma com suas características e peculiaridades.

 

2 respostas
  1. bidufofo
    bidufofo says:

    amei!!, me ajudou bastante em um trabalho de informatica e alem de me ajudar aprendi bastante sobre sites de busca muito obrigada

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *