Como inserir imagem dentro de uma célula no Google Planilhas

É possível inserir imagens dentro de células no Google Planilhas utilizando a função Image. Agora ficou mais fácil manipular imagens em suas planilhas e criar ótimas tabelas comerciais como listas de vendas com imagens dos produtos!

Como inserir

  1. Na célula desejada inicie a construção da função digitando  =image(
     
  2. Adicione a URL da imagem que deve estar entre parenteses. Ex: =Image(“https://seomartin-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2011/10/dicasdogooglelogo12.jpg”
  3. Adicione um parenteses para fechar a função e clique Enter. A imagem será exibida na célula e a fórmula na barra de fórmulas na parte superior.

 Ajustar Linha e Coluna

  • Linhas e colunas da planilha tem tamanhos pequenos para imagens. Talvez seja interessante redimensiona-las para exibir sua imagem corretamente.
  1. Clique com o botão direito na linha desejada e selecione a opção Redimensionar Linha.
  2. Digite a altura desejada em pixels e clique em OK.
  3. Clique com o botão direito na coluna desejada e selecione a opção Redimensionar Coluna.
  4. Digite a largura desejada em pixels e clique em OK.
  5. Não ficou melhor ?

Opções da Função

  • Mesmo após redimensionar a célula sua imagem pode não ser exibida como deseja. Por isso a função tem 4 opções de exibição.
  • A opção deve ser adicionada na função após o URL e separado dessa por ponto e vírgula ( ; ) .

Exemplos de opções

  1. Na opção 1,  a imagem será redimensionada para que ela se ajuste ao tamanho da célula selecionada. Se a célula for maior que a imagem inserida, o restante da célula ficará em branco. A opção 1 pode ser omitida e por isso é exatamente igual a inserir a função sem opção. Ex:   =image(URL) ou =image(“URL”; 1). 
     
  2. A imagem será redimensionada para que ela se ajuste ao tamanho da célula selecionada. A proporção (altura x largura) da imagem não será preservada e pode provocar distorções, mas é uma das opções que mais utilizo. Ex: =image(URL; 2):
     
  3. A imagem será inserida na célula em seu tamanho original. Se a imagem for maior que a célula, parte dela poderá ser cortada. Redimensione coluna e linha para entender rapidamente. Ex: =image(URL; 3):

  4. Personalize altura e largura da imagem com a opção 4. Os parâmetros de altura e largura são obrigatórios para esta opção. Ex: =image(“URL”; 4; altura; largura).
     
4 respostas
  1. Raphael
    Raphael says:

    Amigo, eu consigo colocar uma imagem dentro da célula usando o comentário. (Excel nativo)
    Você sabe me dizer se consigo fazer algo parecido no Docs.
    Queria passar o mouse sobre a célula e ela mostrar a imagem .

    Vlw

  2. Seo Martin
    Seo Martin says:

    Oi Rapha tudo bem? Infelizmente acredito que não seja possível, tentei com funções e até com html mas não aceita. Se descobrir atualizo aqui para vc 🙂

  3. Tiago
    Tiago says:

    Olá, estou procurando uma forma de fazer impressão de dados variáveis (com imagens) utilizando o google docs e o indesign.
    Mas estou tendo dificuldades com a adição de imagens. Apenas inserir a imagem na celula (planilha) não funcionou! Existe alguma outra forma de anexar a imagem? Talvez anexar apenas o caminho da imagem (tipo uma url, porém local)?

  4. Seo Martin
    Seo Martin says:

    tiago, vc também pode inserir através do menu mas não vai ficar encaixado na celula. Vai no menu superior e clica em inserir, depois clica em inserir imagem 🙂

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *