Borracha apaga texto Seo escrito com lápis

Como o Seo Mudou nos Últimos 10 Anos

Talvez poucos tenham visto todas mudanças que surgiram no segmento de SEO mas talvez nos últimos anos tenha sido o canal com a maior quantidade de atualizações onde passamos de um mundo de palavras-chave e links para um universo com mobile, pesquisas semânticas e inteligência artificial.

A explosão de conteúdo assim como o aumento exponencial da capacidade de processamento do Google tornaram o segmento da pesquisa extremamente complexo com uma evolução contínua que anda cada dia mais rápido.

Abaixo destaquei os pontos dos quais acredito que foram as grandes mudanças em Seo que tivemos na última década.

Conteúdo

Muito embora conteúdo sempre fosse importante, já houve uma época que sites com péssimo conteúdo conseguiam se posicionar em primeiro devido a outros fatores, mas sejamos sinceros, principalmente por causa de links.

Então nos últimos anos o conteúdo ganhou grande importância e todos começaram a “criar conteúdo”… já conheci empresas e consultores de Seo que resumiam seus esforços em criar posts e se não tivessem um bloguezinho para gerenciar e publicar conteúdo não conseguiam absolutamente nada ehehe.

Mas agora o buraco é muito é bem mais embaixo… não basta apenas criar um bom conteúdo ou sair escrevendo para ter um blog com muitos posts, você precisa criar algo memorável que seja melhor do que quem esteja em primeiro nas posições orgânicas, algo que tenha texto assim como outras mídias que proporcionem uma ótima experiência ao usuário e imagens, vídeos e incorporações são pontos básicos… ainda assim vai precisar de alguns esforços sociais e de links para conseguir posicionar esse conteúdo.

Construção de Links

Como era bom o tempo que alguns links fariam a diferença não? Se você sentou a bunda na zona de conforto e não se atualizou as técnicas antigas talvez não funcionem mais.

O Google evoluiu muito e manipulações como esquema ou troca de links são facilmente pegos e devidamente penalizados, principalmente depois do Penguin Update. O buscador evoluiu tanto que consegue identificar links pagos dando um tapa no corruptor e no corrompido, haja visto recentemente diversas blogueiras indo a loucura por quedas em posicionamento.

A verdade é que a velha e tradicional construção de links não existe mais e se você deseja ter resultados de verdade precisa aprender a nova construção de links que está integrada com sua criação de conteúdo, seja ela um post um uma ferramenta grátis. A palavra aqui é atrair a atenção do usuário naturalmente e para isso é necessário muita criatividade e estar super antenado.

Mobile

Agora que todos possuem um ou dois celulares a importância de estar bem representado na mão do usuário e do seu possível consumidor é gigante.

Desde 2015 quando a quantidade de pesquisas mobile ultrapassou a quantidade de pesquisas no desktop notamos uma crescente preocupação do Google em oferecer aos seus usuários conteúdo melhores para o mobile, isso significa que se queremos estar bem representados no Google precisamos de sites mais otimizados para o mobile.

Acredito que a cada dia Google dárá preferencia aos sites otimizados para mobile principalmente nas pesquisas realizadas por esses dispositivos e estar acompanhando de perto todas novidades é primordial como por exemplo as novíssimas páginas Amp que são super leves e podem ser carregadas rapidamente no mobile… vc já ajustou no seu site?

Local

E se todos estão com seus smartphones em todos os lugares, as pesquisas locais também cresceram demais. Exatamente por isso Google deve ter acertado alguns ponteiros para oferecer melhor resultados para essas pesquisas.

Isso significa que se você tem um negócio local, não basta mais otimizar seu site, você precisa otimiza-lo para as pesquisas locais, quer provavelmente são as com maior potencial de conversão final para seu negócio.

Estar no maps, em diretórios locais, ter links regionais e otimizar seu site com as informações corretas são os primeiros passos para pensar em local.

Keywords

Se você ainda pensa em palavras-chave somente, precisa de adaptar rapidamente. Com a capacidade de interpretação do Google aumentando todo dia, principalmente depois do Hummingbird, o Google passa a compreender mais o significado das palavras e as reais intenções de pesquisa dos usuários.

A pesquisa por bolsa usada que em 2006 só mostraria bolsas usadas pode exibir hoje bolsas semi-novas, baratas e ou originais… a intenção é a grande sacada.

O estudo de palavras-chave ainda existe e é super importante, mas deve ser feita direcionada para as intenções de pesquisa do usuário com toda estrutura semântica por trás… sim ficou muito mais complicado e trabalhoso ehehehe – No Seo não tem almoço grátis!

Social

Muito embora o Google negue que sinais sociais sejam fatores de posicionamento, não é o que mostram todas pesquisas realizadas até o momento.

Entendo que as pesquisas são de correlação mas os estudos são muito fortes e acredito que mesmo não sendo fatores de posicionamento direto, os sinais sociais tem efeitos indiretos que auxiliam os posicionamentos orgânicos; nada que um post viral não possa ajudar em suas posições hein?

De qualquer forma, se você vai fazer um trabalho bem feito de Seo precisa atuar em sinergia com as redes sociais, ou seja, o escopo só aumenta.

Complexidade³

A verdade é que não basta apenas otimizar meta titles, criar alguns links e esperar pelo melhor… SEO ficou tão complexo que envolve conhecimento em áreas distintas que vão desde a parte técnica da programação até o gerenciamento das redes sociais passando pelas metas informações mas também pelo conteúdo, sempre pautado pelas premissas de marketing…

10 anos atrás SEO era como brincar num laboratório de química, hoje é como fazer testes em um  Acelerador de Partículas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *