Seo Letter 119 # Index Mobile, Https Turbo, Amp, Redirects

Outubro começa com boas notícias para o e-commerce, segundo o Google, o e-commerce brasileiro deve crescer 12,4% ao ano e dobrar de tamanho até 2021, uma ótima notícia para quem viu o mercado engatar a segunda marcha em 2015, muito embora seja muito melhor do que o recuo da economia em geral.

Mesmo com os míseros 8,4% de crescimento projetado para esse ano, 2016 promete e a Black Friday promete ferver de vendas esse ano assim como os mais quentes celulares da Samsung rs… e lembre-se: Outubro é o mês perfeito para você se preparar e deixar tudo organizado para fechar o ano em grande estilo com uma programação bem feita pra sexta feira mais esperada do ano.

Crescimento e-commerce brasileiro até 2021

Enquanto muitos não estão acostumados com o horário de verão haja visto que você precisa de pelo menos 14 dias para se adaptar completamente, no mundo Seo você precisa se adaptar rápido porque todo dia tem atualização, as novidades não param de surgir e a concorrência não dorme, então sem mais delongas vamos ao que interessa!

Index Mobile

Index só pro Mobile no Google

Gary Illyes do Google confirmou que  em alguns meses o Google vai criar um index separado para o mobile que também será o principal e mais atualizado, ou seja, o index desktop não será atualizado tão constantemente.

Talvez não tenhamos ideia das reais consequencias para nossos esforços de otimização mas acredito que é um ponto muito importante na história do maior buscador, algo que em pouco tempo vamos nos lembrar como um marco.

Separar o index mobile é um pequeno passo para o Google mas um grande Passo para SEO!

Ainda não é claro como esse mobile index vai funcionar mas tudo indica que a divisão será usada principalmente direcionada para usar fatores somente mobile… de qualquer jeito se você não tem seu site mobile ainda corre porque caso contrário pode ficar de fora da festa.

Https Turbo

Segundo o relatório da Mozcast, mais de 40% dos top resultados exibidos no Google já são em https frente a 25% de janeiro. Gary Illyes do Google foi questionado para saber se houve algum tipo de turbo para os resultados no Https.

Muito embora Gary tenha negado oficialmente e aparentemente é só um efeito da maior adoção do https, na dúvida é melhor começar a usar o certificado de segurança em seu site, até porque agora é grátis com o letsencrypt

Sitemap Amp

Uma dúvida comum entre diversos webmasters e seos de plantão era a necessidade de gerar um sitemap.xml para as páginas Amp.

Sempre imaginei que como são páginas com um rel alternativo e canonico de retorno não haveria necessidade mas nada como ter uma confirmação do xará Muller do Google.

Redirecionar tudo para home

Quando você precisa fazer uma migração de site existe o caminho difícil, que é redirecionar todas páginas para as correspondentes ou o caminho fácil que é redirecionar todas páginas que não existem mais para a home…

Pelo visto o caminho fácil não existe mais segundo John Muller, que afirmou aos 4 minutos e 52 segundos do vídeo abaixo que nesses casos o Google vai tratar essas páginas como softs 404, ou seja, não vai haver transferência de autoridade (pagerank) e outros sinais para a nova página.

De qualquer jeito fique esperto nos erros de rastreamento em seu search console e aos primeiros sinais de páginas 404 soft identifique e ação nelas!

Atualização de links na lista

Muitos ainda tem dúvida sobre quanto tempo manter os links não naturais ou maliciosos na lista de desabilitação de links e Mueller confirmou que você pode retirar esses links da lista desde que não estejam mais ativos ou você os tenha bloqueados de alguma forma, caso contrário mantenha na lista.

Na minha humilde opinião, na dúvida mantenha os links lá, até porque você em 90% dos casos você não vai ficar verificando se os links e sites ainda estão ativos ou não.

Frase do Mês

“10 anos atrás SEO era como brincar num laboratório de química, hoje é como fazer testes em um  Acelerador de Partículas” Martin

2 respostas
  1. Seo Martin
    Seo Martin says:

    não sei mas com certeza em termos materiais a quantidade de pesquisas mobile vai ser predominantemente esmagadora, e quem sabe em algum tempo nem tenhamos interesse em aparecer mais nas pesquisas desktop, não farão mais diferença ehehehe.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *