Google não usa o conteúdo de versões de páginas não canonical
John Mueller do Google refrescou a memória de muitos na resposta de um twitte de Florian Heidinger onde o mesmo questiona se o conteúdo de uma página que não é a versão preferencial (canonizada) pode ou não ser indexado.
Muller mais uma vez reafirmou que o contéudo da versão não preferencial geralmente não é usado (esse geralmente me deixa com uma pulga atrás da orelha), mas resumindo: se você tem uma página de um produto como “sapato vermelho” e a variação “sapato azul” é exibida por parâmetro com o canonical na versão vermelha, o Google só vai usar a versão vermelha para indexaão e posicionamento.
Claro que o exemplo foi bem pífio, mas passa bem o conceito e por mais incrível que pareça costumo identificar muitos problemas similares a esse em diversos clientes que atendo com a Consultoria Seo.
Além das páginas de produto também temos que lembrar que isso pode ocorrer para outras páginas que não são as versões preferenciais, então isso serve não somente para a produçã ode conteúdo mas também para você não direcionar links para uma página que venda banana enquanto você deseja vender maçãs… especialmente útil para páginas de categoria com parâmetros e ou filtros.
Newsletter
Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada e ser avisado sobre lives e novos conteúdos!
Cursos
Mais da Agência SEO Martin
Conheça os principais serviços oferecidos pela Agência SEO Martin.