Seo 2017: Previsões e Tendências

Previsões de SEO para 2017: Mobile, Apps, Marchine Learning…

Muitos me perguntam o que esperar de novidades e tendências de SEO para 2017 e muito embora seja uma pergunta difícil de responder, principalmente porque nunca sabemos o que Google pode inventar ou tirar da manga, fiz um grande resumo com as tendências em que acredito vão sacudir o o tráfego orgânico e bagunçar algumas estratégias de otimização rs.

Tenho convicção que 2017 será o ano da otimização mobile, da ascensão do conteúdos densos e dos vídeos como diferenciais. A pesquisa de voz deve mudar a maneira como as buscas são realizadas e machine learning assim como inteligência artificial devem melhorar os resultados de pesquisa e punir manipulações como nunca antes.

Otimização Mobile

Depois que a quantidade das pesquisa realizadas em dispositivos móveis ultrapassou as pesquisas em desktops, parece que o Google já entendeu o recado e começou com a iniciativa de dividir o index em mobile e desktop; o que sugere que os resultados serão bem diferentes dependendo de onde for realizada a pesquisa.

Com mais usuários, melhores conexões, maior utilização dos assistentes pessoais e principalmente respostas personalizadas no celular, será necessário direcionar esforços para a otimização mobile.

Enquanto o responsivo virou essencial a versão mobile (personalizada) pode se transformar em fator determinante para obtenção de tráfego assim como receita, mas todos sabemos dos desafios envolvidos como maior custo de confecção e manutenção. Será necessário pensar nos mínimos detalhes mas com certeza experiência mobile e velocidade serão determinantes.

A utilização de páginas AMP devem se tornar padrão de mercado… elas são um protocolo aberto que permite aos desenvolvedores criar páginas que podem ser carregadas quase instantaneamente no mobile, principalmente porque tem 8 vezes menos peso, ou seja, é o carro da família que você arrancou os bancos traseiros e tudo que não era necessário para economizar peso, ganhar velocidade e usa-lo em suas corridas de Daytona.

O Google já está favorecendo em seus resultados esses tipos de páginas e a expectativa é que durante o próximo ano use mais ainda. Esse ano sua aplicação significou aumento de tráfego mas no ano que vem significa que não te-las pode significar perda de tráfego.

A boa notícia é que configurar as páginas Amp está ficando mais fácil do que nunca, principalmente para quem usar uma plataforma como WordPress, onde basta instalar um plugin e ativa-lo – o Amp está praticamente a 3 cliques de distancia de seu site.

Muitos Apps

App Store Pptimization

E com a capacidade dos smartphones aumentando assim como a criatividade dos desenvolvedores, estamos vendo um aumento significativo na quantidade de aplicativos, e estar bem posicionado nas Apps Store pode ser determinante para o sucesso de seu app ou negócio.

Também conhecido como ASO (otimização para lojas de aplicativos), é uma variante do SEO destinado a posicionar somente os apps nas lojas online… até agora a dança do posicionamento nas lojas online não era tão complexo (quanto SEO) mas com a quantidade de opções disponíveis acho que em 2017 o bicho vai pegar e o que era basicamente título, descrição, ícone e reviews vai se juntar com links profundos, conteúdo, engajamento dentre outros.

Talvez tenhamos mais resultados de apps até nas pesquisas tradicionais do Google, imagine você procurar por uma música e o Google te oferecer o Shazam?

Pesquisa por Voz

 Pesquisa por Voz - Seo 2017

Muito embora todo mundo adore ficar se exibindo com o Siri (assistente pessoal da Apple), poucos a utilizam de forma regular diariamente… isso se deve principalmente porque a tecnologia talvez não esteja tão madura ainda e seja mais simples e eficiente simplesmente teclar o que deseja no teclado… mas acredito que esses dias estão terminando.

Otimizar com mais enfoque em frases coloquias, frases de cauda longa e respostas mais ricas desde o ponto de vista de conteúdo assim como de marcações estruturadas será o ponto de partida para esse novo mundo e quem sair na frente pode ter ótimos benefícios para as pesquisas que sairam do modo texto para o modo verbal e conversacional.

Indexação do Conteúdo Social

Indexação Conteúdo Social

Se você pesquisa por uma notícia hoje talvez você encontre um tweet nos resultados, mas acredito que logo mais veremos tweets e outros resultados sociais; não tenho dúvida que a indexação do conteúdo nos meios sociais será um grande avanço do Google que poderá usufruir dessa quantidade enorme de dados sociais como respostas a muitas pesquisas mas também poderá usa-la como fatores de posicionamentos.

Os sinais sociais devem crescer substancialmente como fatores de posicionamento orgânico e acredito que nos próximos estudos já teremos indícios de sua evolução… agora não basta otimizar seu site, é necessário engajar e fazer um bom trabalho social.

Intenção será mais importante do que as palavras-chave

Intenção de busca Seo

Enquanto identificar as palavras-chave para seu público ainda é de vital importância para sua estratégia de SEO, a sequência do processo pode ser um pouco distinta já em 2017.

 A capacidade de processamento dos mecanismos de pesquisa, principalmente o Google, cresce de maneira ridícula e isso proporciona um melhor entendimento da intenção de pesquisa que passa a analisar muitos aspectos inclusive retornar resultados semânticos.

 Imagine que ao pesquisar por uma “bolsa barata” o Google pode exibir uma bolsa usada no brechó mais perto da sua casa… as possibilidades são imensas.

 Isso significa que não basta ajustar o meta title com base nas pesquisas mas fornecer informação e conteúdo suficiente em suas páginas para que o Google consiga entender todas as possibilidades em que pode exibir seus produtos ou posts.

Https Neles

Https fator de posicionamento seo

Menção honrosa a adoção do certificado de segurança, o famoso S no http, que foi uma tendência esse ano mas promete ser dominante no próximo.

Isso deve ocorrer tanto por ser um fator de posicionamento para o Google quanto pela facilidade e possibilidade de se obter um certificado grátis hoje em dia, o que era impensável a alguns anos atrás.

Conteúdo Denso Chegou

Conteúdo Denso

No começo o conteúdo era rei mas o rei perdeu a majestade. Aos poucos era necessário criar um conteúdo diferenciado, o famoso conteúdo épico, melhor que todos os outros… mas agora parece que todos os conteúdos querem ser épicos, então qual a próxima onda.

A verdade é que os usuários estão cansados de encontrar o mesmo conteúdo maquiado com palavras e gráficos diferentes um atrás do outro. Talvez a próxima grande tendência seja o conteúdo denso, que é aquele que oferece uma grande quantidade de informação de maneira direta e objetiva, em outras palavras, mais eficiente.

O conteúdo denso também pode ser rico em tipos de conteúdo e veremos posts com texto, vídeos, áudios e diversas incorporações… é a volta da multimídia, palavra que encantava o mundo na década de 90.

Mas estamos em 2017 e o tempo virou recurso escasso e você só quer sua pergunta respondida de forma eficiente e rápida, sem enrolação; até porque deve estar fazendo ela andando na rua pelo celular.

Vídeo

Vídeo Seo 2017

Por falar em conteúdo densos, nada mais denso do que um vídeo não? Se uma imagem vale por mil palavras por quantas palavras vale um vídeo?

Os usuários estão cada dia procurando mais por vídeos e esse tipo de conteúdo pode ser diferencial para o seu negócio, principalmente agora com a facilidade para se conectar em uma boa conexão wi-fi, seja no trabalho ou em casa.

Se por um lado um vídeo numa página de produto pode ajudar na conversão, por outro ele também ajuda a mostrar aos mecanismos de pesquisa que a página tem mais um tipo de conteúdo e se você conseguir usar marcações de dados estruturados ainda pode ter uma vantagem competitiva com a exibição de um thumbnail direto na serp.

Também não custa lembrar que o Youtube é o segundo mecanismo de pesquisa com mais buscas e que se você criar conteúdo nesse formato pode ter grandes benefícios por esse canal também.

Machine Learning e Inteligência Artificial

Machine Learning Seo

Machine learning e inteligência artificial são assuntos distintos mas acredito que ambos serão aplicados para oferecer melhores resultados de pesquisa aos usuários.

Talvez seja impossível determinar como vão transformar os resultados de busca mas meu palpite é que vão exibir resultados personalizados em nível de usuário e em nível de grupos sociais, misturando tudo e oferecendo algo extraordinários aos usuários.

Por outro lado será muito mais difícil driblar o Google ou encontrar atalhos para otimização, já que manipulações mesmo que pequenas, poderão ser percebidas e interpretadas de forma super rápida pela Gigante de Mountain View.

Talvez a orientação para criar conteúdo de qualidade direcionado para o seu público alvo nunca tenha sido tão bem indicada como será em 2017.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *