Aviso de site invadido no Google

Google não remove o aviso de site invadido com soft 404

Sites invadidos normalmente recebem um aviso na Serp assim como uma tela vermelha pouco amistosa se você estiver usando o Chrome por exemplo. Uma das soluções para remover essas ações é apagar as páginas que estão invadidas no entanto John Mueller pediu atenção para um ponto em especial.

Abaixo segue um exemplo do aviso que normalmente é exibido na Serp, o famosos espanta usuário ehehe.

Aviso de site invadido do Google

Alguns sites podem usar servidor ou plataforma que gerenciam as respostas do servidor de forma não tradicional, então quando você apaga uma página, visualmente ela aparece com uma página de erro mas o código de retorno ao servidor se mantem como código 200 de sucesso; Mueller explica isso em uma questão  levantada no fórum.

Explicação de Mueller sobre a remoção dos avisos de invasão do Google
Tradução: Uma coisa que é um pouco complicada aqui é que nossos sistemas automatizados não podem facilmente reconhecer se o conteúdo pirateado foi removido. Em particular, o site retorna 200 OK para URLs que já não existem, então, quando testamos URLs como -https://goo.gl/hqYTR5, para nossos algoritmos parece que o conteúdo hackeado está ainda ativo, porque o servidor nos diz que o URL é válido (mesmo que ele retorna uma página de erro visível, o código de resultado é um 200 OK). Uma vez que nossos algoritmos possam determinar se o conteúdo foi removido corretamente, eles removerão esse aviso automaticamente. Alternativamente, o webmaster pode usar a parte de ações manuais no Search Console para enviar um pedido de reconsideração. Isso seria revisado manualmente, e as chances são altas de que o revisor verifique essa inconsistência e remova a bandeira também. Espero que ajude! Cheers, John

Isso é o que o Google define como “Soft 404”, ou seja, uma página que se parece com uma página de erro mas que tecnicamente não é uma página de erro para os mecanismos de pesquisa.

Nesse caso como Mueller explica, você tem a opção de ajustar isso no servidor fazendo com que as páginas retornem o código de erro 404 ou remover a infecção e informar isso no Google Search Console como um pedido de reconsideração, acelerando o processo, e assim o Google verifica que não existem códigos maliciosos na página e removem os avisos negativos.

Isso é especialmente útil para quando você faz tudo certo e o aviso não sai, provavelmente o código de retorno dessas páginas pode estar como 200 (sotft 404) ao invés de 404.

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada e ser avisado sobre lives e novos conteúdos!

Mais da Agência SEO Martin

Conheça os principais serviços oferecidos pela Agência SEO Martin.

Posts Similares

2 Comentários

  1. José Almeida disse:

    Você poderia colocar a tradução do que está na imagem… Ia ajudar bastante aos que não tem um inglês tão bom.

  2. Claro, já atualizei a tradução na legenda das imagens ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *