Gráfico que mostra Primeiro resultado orgânico tem 53% dos cliques

Primeira Colocação tem 53% de conversão na busca orgânica

A primeira colocação ainda é destaque nas conversões dos usuários nos mecanismos de pesquisa, atesta estudo realizado pela agência Compete.

O estudo foi realizado no dia 10 de outubro de 2012 e nos mostra diversas informações relevantes sobre o comportamento do usuário em relação as conversões dos resultados orgânicos e pagos, em suma, onde o usuário clica!

Os dados são separados entre orgânicos e pagos. Acredito que uma avaliação dos percentuais também deve ser feita sobre a taxa de cliques nos links da página de resultados sem levar em consideração essa divisão, ou seja, percentual sobre o total.

Gráfico que mostra Primeiro resultado orgânico tem 53% dos cliques

A primeira colocação

Estar na primeira colocação da busca orgânica recebe 3 vezes mais cliques do que a segunda colocação.

A diferença entre a terceira e a quinta colocação não é tão grande, acredito que o comportamento do usuário que ultrapassa as duas primeiras seja analisar a primeira página inteira e definir a melhor opção.

Também verificamos a divisão entre cliques nos resultados orgânicos e resultados pagos no gráfico abaixo.

Resultados Pagos

Dentro dos resultados pagos, que são 15% do total de cliques, os resultados do topo recebem 59% dos cliques, ou seja, estar no topo sempre deve ser o foco, tanto nas busca orgânica como nos resultados pagos.

Avaliação Global

O estudo divide a exibição entre resultados pagos e orgânicos, no entanto acredito que seja imperativo analisar os números em relação ao total de resultados na página.

Se 85% dos cliques são sobre os resultados orgânicos e 53% desses são no primeiro resultado, então o Primeiro Resultado orgânico representa 45% do total de cliques de uma página completa de resultados ( pagos e orgânicos). Ao aplicar uma regra de 3 simples, identificamos os outros percentuais sobre o total e chegamos a conclusões interessantes para análise como estar no topo da busca paga representa em torno de 9% do total de cliques.

Com esses números é possível encontrar respostas para dúvidas extremamente pertinentes como por exemplo:

  • Decidir entre focar no topo da busca orgânica com 45% dos cliques ou no topo da busca orgânica com 9% dos cliques segundo uma análise de investimento e retorno.
  • Definir a melhor posição segundo a verba disponível.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada e ser avisado sobre lives e novos conteúdos!

Mais da Agência SEO Martin

Conheça os principais serviços oferecidos pela Agência SEO Martin.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *